Estratégias Para Manter a Organização e o Controle do Seu Almoxarifado ou Armazém/CD
A manutenção da organização e do controle das atividades da intralogística, que envolvem o “gate to gate” do Almoxarifado ou Armazém, contribuem para ganhos substanciais de produtividade, redução de erros e falhas, melhoria do ambiente de trabalho e aumento do nível de segurança operacional, contribuindo para a elevação do nível de serviço prestado aos clientes internos e externos.
Algumas recomendações estratégicas para manter o 5S vivo nas atividades da intralogística do Almoxarifado ou Armazém:
– PRODUTIVIDADE
- Alguns SKU´s se movimentam mais rápido que outros, portanto, revise consistentemente a frequência de apanhe de cada produto e se necessário, realoque os SKU´s que passaram de rápido para lento, ou vice-versa em novos endereços. Garanta que os produtos mais populares (de maior demanda), estejam em uma localização ideal (acessível e ergonomicamente posicionados).
- Produtos estocados em estantes abertas ficam expostos a sujeira, poeira e poluição. Avalie o uso de contenedores, caixas, divisórias que propiciem melhor proteção, acondicionamento e maximize o uso do espaço.
- Avalie a possibilidade de realizar a separação de pedidos em lote, permitindo que o separador atenda vários pedidos ou a um lote de pedidos, simultaneamente, visitando cada endereço uma vez. Essa estratégia reduz o tempo de deslocamento e dependendo do perfil dos pedidos, aumentará significativamente a produtividade da separação.
- Considere o uso do conceito de separação de pedidos por “onda”. A liberação dos pedidos em “ondas” ajuda a manter a carga de trabalho equilibrada, em cada uma das etapas (separação, consolidação, embalagem, reabastecimento do estoque, embalagem e carregamento) diminuindo o risco de sobrecarregar os separadores, criando um gargalo na operação.
- Implemente a estratégia do cross docking para aqueles produtos recebidos e que serão expedidos em curto espaço de tempo, eliminando a atividade de endereçamento e estocagem.
- Utilize “rotas” ou sequência de separação de pedidos para reduzir o tempo e a distância percorrida pelos separadores.
- Priorize e encontre os horários mais adequados para a atividade de reabastecimento da área de separação de pedidos (“supermercado”) evitando lentidão ou falta de produtos no momento do picking.
- Flexibilidade significa estar preparado para variações e ocorrências. Planeje suas operações de forma antecipada para minimizar os efeitos de sazonalidade.
– INVENTÁRIO E ACURACIDADE
- Implemente um rígido controle de estoque para evitar desvios, extravios e roubos. Se possível, utilize sistema de gerenciamento por câmeras em pontos estratégicos, principalmente nos locais de estocagem de produtos de alto valor agregado.
- Ninguém gosta de contar aqueles parafusos, porcas, arruelas e outros SKU´s de pequena dimensão. A contagem com uso de balança eletrônica (“balanças contadoras”) irá aumentar a produtividade e reduzir erros de contagem.
- A gestão dos níveis de estoque (máximo, mínimo, ponto de pedido, estoque de segurança) é a estratégia básica para evitar as ocorrências de ruptura ou os casos de super dimensionamento do estoque.
- Implemente o processo de controle do estoque que melhor se adapte ao seu negócio. O método mais comum é o FIFO (“First In First Out”) mas não necessariamente atende à todos os modelos de operação. Avalie qual o método mais adequado à sua necessidade.
- Ninguém precisa ser maníaco por controle de estoque mas implementar a estratégia de Contagens Cíclicas Diárias, poderá evitar a realização do Inventário Geral de final de ano que reconhecidamente é caro, inoportuno e traz aborrecimentos.
- Diz o ditado que “Acertar é Humano” mas erros podem acontecer. Saiba como analisar as causas das divergências de inventário, para melhorar e trazer confiabilidade ao processo operacional.
– ESPAÇO
- “Olhe para o alto” – consegue observar a altura do espaço não utilizado? Todo esse espaço desperdiçado é dinheiro perdido e no âmbito operacional, prejuízo para as atividades. Utilize racionalmente o espaço “aéreo”.
- Avalie a dimensão dos corredores de circulação com base no tipo do equipamento utilizado e nas dimensões dos SKU´s (“Stock Keeping Unit”) movimentados.
Lembre-se: Corredor é perda!
- Revise o fluxo de material para garantir que ele flua na direção correta.
Quanto mais reto melhor (lembrando o conceito da geometria euclidiana: A menor distância entre dois pontos, é uma reta).
- Pratique o conceito de Lean em seus estoques, guarde apenas o que é essencial e procure reduzir o excesso de estoque.
- Mantenha sempre livre os corredores de circulação, facilitando o acesso aos produtos, melhorando o fluxo de materiais e aumentando a segurança da operação.
– COLABORADORES
- Os colaboradores são seu recurso mais importante, ofereça um bom ambiente de trabalho. Isso ajudará na execução das atividades, facilitará o entendimento do que deve ser feito, aumentará o nível de segurança e poderá ajudar na retenção e evolução dos talentos da empresa.
- Exercite o uso do feedback para toda sua equipe. Certifique-se que de que eles entendam seus papéis, suas responsabilidades e que se sintam confortáveis no desenvolvimento das atividades.
- Avalie a necessidade de treinamento para capacitação ou reciclagem da equipe. Importante que todos os profissionais estejam qualificados e treinados para realizar o trabalho.
- Faça uma análise crítica dos processos da intralogística do Almoxarifado ou Armazém para determinar o que é possível melhorar. Reduza a quantidade de movimentos dos produtos, melhore a ergonomia para os colaboradores com a redução de flexões, facilidade de acesso para alcançar os produtos e redução do desgaste físico com longos deslocamentos, tudo isso trará um resultado mais produtivo.
– SOFTWARES
- ERP, WMS, WCS, WES……são essenciais para obtenção de dados. Obter informações em tempo real conectando dados em várias plataformas ajudará a começar a tomar decisões operacionais baseadas em dados.
- Ninguém mais quer gerenciar suas operações de intralogística através de planilhas e relatórios impressos. Avalie o uso de tecnologias (coletores, smartphones, scanners, etc.) para eliminar ou reduzir o uso de “papeis” ou planilhas.
- O uso de um leitor de código de barras para coleta de informação eliminará o risco de errar. Confirmando a leitura de um item durante o processo de separação de pedidos, simplesmente escaneando-o, garante a precisão e a qualidade do pedido.
- Se possível, use um banco de imagens com fotos das peças do estoque, isso aumenta a precisão, a agilidade da separação de pedidos e reduz os erros. É muito mais fácil identificar o item por uma foto do que por um código com vários dígitos e letras. Esse processo pode ser usado também no Cadastro de Materiais (conceito do PDM – Padrão de Descrição de Material).
- Utilizando a Internet das Coisas (IoT) você poderá conectar seus Almoxarifados ou Armazéns e controlar todo inventário de um único local. A capacidade de monitorar o inventário remotamente trará maior eficiência.
– MANUTENÇÃO
- É uma prioridade cumprir as recomendações e instruções de manutenção preventiva do fabricante dos equipamentos, minimizando o risco de indisponibilidade e tempo de máquina parada. Avalie a opção de garantia estendida, pode valer a pena!
- Falhas nos equipamentos são grandes pesadelos na rotina das operações de Almoxarifado ou Armazém. Tenha peças de reposição disponíveis (se a responsabilidade pelo serviço de manutenção é da própria empresa) de maneira que possa realizar o reparo e colocar o equipamento em operação rapidamente, reduzindo o período de inatividade.
Enfim, revise os processos intralogísticos do seu Almoxarifado ou Armazém regularmente, desde o Recebimento até a Expedição, para buscar melhorias, racionalizações, ganhos de produtividade e agilidade nos processos. Seus Clientes ficarão gratos!
uma boa organizacao faz uma grande difernca