Gargalos Logísticos em Um Ambiente 4.0
Você é capaz de identificar e solucionar os principais gargalos logísticos em um ambiente 4.0? Diante do cenário atual, no qual a concorrência é grande, qualquer redução de custos operacionais se torna um ponto de diferenciação importante na oferta de serviços melhores a preços mais competitivos.
Então, se você deseja aprimorar seus processos logísticos, mas ainda tem dúvidas sobre como identificar os pontos que precisam de atenção, confira este artigo. Vamos explicar o que são gargalos logísticos, quais são os mais comuns e como fazer para resolvê-los. Fique atento e boa leitura!
O que são os gargalos logísticos?
O gargalo é qualquer ponto de um processo que tenha uma retenção que o torne mais lento ou mais custoso. Ele pode consistir em atraso no transporte de cargas, desorganização na gestão de estoque, entre outros problemas que gerem prorrogações ou necessidade de retrabalho.
Alguns deles são fáceis de identificar, como a demora para carregar ou descarregar os veículos ou a limitação no tamanho da frota. Outros são mais sutis e demandam um olhar mais minucioso, como a subutilização dos espaços no estoque ou a falta de conhecimento técnico dos profissionais da empresa.
São diversos os prejuízos causados pelo surgimento desses gargalos, devendo os gestores tomarem imediatamente as ações adequadas para identificá-los e corrigi-los. Alguns exemplos de danos gerados são:
- aumento dos custos;
- diminuição da competitividade da empresa;
- redução de lucros;
- queda da qualidade;
- redução da produtividade;
- insatisfação da clientela; entre outros.
Quais são os principais gargalos logísticos?
Esses gargalos podem surgir de diferentes formas e em qualquer etapa do fluxo logístico. Eles podem resultar na queda do desempenho dos colaboradores, de mudanças nos processos internos, da implementação de novas tecnologias etc.
Porém, independentemente de sua origem, há certos entraves que são mais comuns de surgirem nas empresas. Entenda quais são a seguir.
Transtornos no transporte de cargas
O transporte de cargas no Brasil é excepcionalmente custoso e gera diversos problemas para a empresa. Isso ocorre por questões alheias à organização, como:
- precariedade das estradas;
- custos elevados com combustíveis;
- alto índice de furto e roubo nas estradas;
- longas distâncias entre os pontos;
- má condução dos motoristas;
- restrição de circulação de veículos grandes em centros urbanos; entre outros.
Muitas vezes, esses problemas geram a necessidade de paradas forçadas, de desviar a trajetória ou, até mesmo, de acidentes.
Má gestão de estoques
Uma empresa sempre deve manter um estoque de mercadorias e matérias-primas para atender à sua demanda por um determinado período. No entanto, ele pode se tornar um problema para a organização quando não é gerenciado de forma adequada.
Por exemplo, estoques que apresentam excesso de produtos têm um elevado índice de perdas. Além disso, a falta de mercadorias no armazém também prejudica o índice de atendimento de pedidos, causando a insatisfação dos clientes e a redução de vendas — já que eles realizarão suas compras nos seus concorrentes.
Intralogística ineficiente
A intralogística consiste em um conjunto de ações que otimizam, automatizam, gerenciam e integram o fluxo logístico de bens em armazéns, centros de distribuições e estoques. Seu objetivo é o de garantir o funcionamento pleno da distribuição dos insumos, o que aumenta a produtividade, otimiza processos e reduz custos.
Entretanto, quando a intralogística é negligenciada, são geradas ineficiências e gargalos logísticos. Quando os gastos internos são muito onerosos, a empresa acaba sendo obrigada a aumentar os preços de seus produtos e serviços, perdendo competitividade e lucratividade.
Desqualificação profissional
A falta de mão de obra qualificada também é um dos gargalos logísticos mais impactantes dentro de uma empresa. Os colaboradores que não sabem como executar suas atividades de forma eficiente demoram mais tempo para realizar suas tarefas, cometem muitos erros e podem não se adaptar às mudanças da empresa.
Mesmo quando sua empresa encontra e retém talentos — colaboradores com um perfil ideal para a organização —, a logística é um tema amplo e bastante complexo. Nesse caso, é crucial investir em cursos de capacitação profissional para que eles consigam ser mais produtivos e entreguem melhores resultados.
Falta de atendimento de qualidade
O atendimento ao cliente é algo mais relevante do que muitos acreditam. O agendamento errado de entregas, a troca incorreta de dados e a falta de comunicação com os clientes poderão gerar atrasos, insatisfação dos clientes e, até mesmo, conflitos.
Além disso, quando a comunicação falha com os fornecedores e parceiros, ela diminui as oportunidades de negócio da empresa e prejudica sua imagem no mercado.
Como resolver esses gargalos?
Cada um dos gargalos logísticos demanda um tipo de ação específica. Contudo, existem duas atitudes que servem como base para boa parte das soluções, como detalharemos a seguir.
Utilize tecnologias 4.0
As tecnologias 4.0 buscam a integração entre pessoas, tecnologia e processos. Por meio delas, é possível reduzir o tempo de execução de tarefas, automatizar parte dos processos e otimizar o uso da mão de obra, que se torna menos operacional e mais especializada.
Com isso, a empresa atinge um novo patamar de mercado, reduzindo custos e melhorando a qualidade dos serviços prestados. Boa parte dos gargalos é eliminada e os demais são minimizados, tornando o negócio mais eficiente e produtivo.
Desenvolva a equipe
O setor de logística está em constante evolução. Isso significa que as práticas que davam certo há 10 ou 20 anos já não funcionam da mesma forma. Diante disso, sua empresa precisa estar preparada para se adaptar aos novos cenários e manter-se sempre atualizada quanto às melhores práticas.
A melhor maneira de conseguir isso é oferecendo treinamentos de capacitação aos profissionais. Todos devem ser envolvidos nessa ação: desde os mais operacionais, que precisam aprimorar questões técnicas, até as lideranças, que devem saber lidar com novos processos e ter uma visão voltada para a melhoria contínua.
Enfim, ainda que o ambiente esteja em constante transformação e que o país esteja passando por um momento de incertezas, temos, aqui, um fato: se você quer eliminar os gargalos logísticos em sua empresa, não pode continuar fazendo tudo da mesma forma de sempre. Siga as dicas deste artigo e comece uma nova era em seu negócio!
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Os principais gargalos logísticos incluem problemas de transporte, como congestionamentos e infraestrutura inadequada, e desafios na gestão de estoque, como falta de visibilidade e planejamento ineficiente.
O gargalo de uma empresa é o ponto ou processo que limita sua capacidade de produção ou operação, impactando negativamente sua eficiência e desempenho global.
Os gargalos na logística podem ser resolvidos por meio de estratégias como otimização de rotas, investimentos em tecnologia para rastreamento e gestão de estoque, e colaboração eficaz entre fornecedores e parceiros de transporte.
Evite gargalos logísticos implementando sistemas de gestão de estoque eficientes, realizando previsões precisas de demanda, e mantendo uma comunicação clara e colaborativa com fornecedores e parceiros de transporte.
Gostei do artigo e gostaria de receber matérias relacionada a logística. Conheço o IMAM a muitos anos, ja participei de seminários e sou conhecedor da competência de seus profissionais e seriedade da empresa que sempre prestou um excelente trabalho para o mundo logístico.
Caro Francisco,
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Um abraço e sucesso.
Eliane Oliveira
Diretora Administrativa