Entenda o Que é Industria 4.0 e Seus Impactos no Mercado
Qualquer empresa interessada em crescer no mercado precisa entender que tanto a tecnologia quanto a inovação devem estar presentes em sua rotina. Afinal, essa é uma das principais maneiras de alcançar uma posição de destaque no mercado, visto que essas vertentes otimizam processos e ajudam a marca a conquistar mais lucro.
Justamente por isso, inúmeras mudanças aconteceram na história, e isso causou diversos impactos não apenas para o setor industrial, mas na própria sociedade mundial como um todo. Para compreender o que é indústria 4.0, é preciso ter em mente que ela é proveniente dessa sucessão de inovações.
Para ajudá-lo a entender esse conceito, apresentamos um conteúdo que explica, de maneira simples, o que é indústria 4.0, quais impactos ela causa nas indústrias e os principais desafios que o modelo enfrenta no Brasil. Confira!
O que é indústria 4.0?
Também chamada de quarta revolução industrial, a indústria 4.0 é um modelo que aglutina todas as inovações tecnológicas concebidas nos últimos anos. Basicamente, é um termo usado para descrever o uso da tecnologia como principal meio de armazenar dados, automatizar tarefas e facilitar outros processos industriais.
Dessa forma, o principal conceito da quarta revolução industrial explica que, ao fazerem a conexão entre sistemas, máquinas e ativos, as empresas têm a oportunidade de modelar, ao longo de toda a sua cadeia produtiva, redes inteligentes e, assim, poder controlar várias ações de maneira autônoma.
Isso significa que as indústrias inteligentes têm revolucionado o mundo moderno, visto que elas conquistaram a autonomia e a capacidade necessárias para antever falhas nos processos, agendar manutenções e adaptar-se às mudanças e aos requisitos não planejados no processo produtivo. Tudo isso por meio do avanço tecnológico, mas também da internet, com a ajuda de algumas soluções, como Big Data e Segurança da Informação.
Quais os impactos desse conceito para as indústrias?
A verdade é que os profissionais precisarão se adaptar e fazer cursos de capacitação, uma vez que novas demandas surgirão com fábricas ainda mais automatizadas, enquanto algumas deixarão, até mesmo, de existir.
Na realidade, os trabalhos repetitivos e manuais já vêm sendo automatizados e, com a indústria 4.0, a tendência é que esse processo cresça ainda mais. Porém, esses não são os principais impactos desse conceito para as indústrias. Você conhecerá os mais importantes a seguir. Acompanhe!
Mais segurança de dados
Com o objetivo de processar, armazenar e proteger um enorme volume de informações, por meio de tecnologias inovadoras, a indústria 4.0 é capaz de garantir mais segurança aos dados do seu empreendimento.
Com o armazenamento em nuvens e remoto, seus arquivos mais relevantes correm menos riscos de serem corrompidos ou, até mesmo, de sofrerem algum tipo de ataque virtual.
Redução de custos
A aplicação da tecnologia na rotina de um negócio é um fator fundamental para quem busca redução de custos e melhorias operacionais para a empresa. Nesse sentido, a automatização dos processos torna os procedimentos diários bem mais ágeis, além de evitar erros e desvios comuns em controles e tarefas de execução manuais.
Na indústria, as ações voltadas ao uso da tecnologia podem ser aplicadas tanto por meio de equipamentos autônomos e mais modernos quanto por meio da operação de sistemas integrados e mais robustos.
Maior controle sobre o processo de produção
A inteligência artificial, outra grande inovação tecnológica, será integrada ao novo conceito de indústria, como um meio de aperfeiçoar o monitoramento de cada etapa do processo produtivo, eliminando a necessidade de esperar até o fim da linha de produção no intuito de identificar erros.
Melhoria nos processos industriais
Sistemas cyber-físicos viabilizarão que as fábricas operem em módulos independentes, o que aprimora o processo e melhora a tomada de decisões.
Assim sendo, cada módulo de produção poderá ser desacoplado e acoplado conforme as demandas do negócio, e essa mobilidade, obviamente, trará mais flexibilidade aos processos.
Tudo isso, além de trazer melhorias ao aproveitamento do espaço interno das fábricas, também significa que será possível uma maior personalização dos produtos, visto que aquele velho conceito de linha de produção é eliminado — modelo em que é preciso produzir milhares de unidades iguais para que o negócio seja lucrativo.
Ganho de capacidade de operação em tempo integral
A fábrica tem a chance de operar em tempo integral, e a tomada de decisões por parte dos gestores também é otimizada devido à digitalização e à automação dos procedimentos.
Isso é possível porque, na indústria 4.0, dispositivos inteligentes são implementados e interconectados em cada etapa da produção, algo que viabiliza a obtenção de dados e o gerenciamento de maneira prática, segura e ágil.
Quais os principais desafios da indústria 4.0 no país?
Infelizmente, esse movimento de modernização da indústria ainda se encontra em um estágio embrionário no Brasil. Em sua esmagadora maioria, as empresas brasileiras permanecem dependentes dos tradicionais modelos de produção, quase nada sofisticados e associados a intervenções humanas e processos manuais.
Isso acontece, de maneira geral, em função de alguns desafios que o mercado do nosso país tem enfrentado, tais como:
- baixa participação industrial no PIB (Produto Interno Bruto);
- índice irrisório de inovação;
- falta de investimento por parte das empresas em novas tecnologias;
- empecilhos burocráticos, entre outros.
A boa notícia é que muitos líderes já enxergam tanto o novo modelo quanto esse movimento em fase inicial como boas oportunidades, e não como um possível risco. Assim, eles têm acreditado também que estão prontos para investir na quarta revolução industrial.
Isso significa que a tendência sobre o entendimento acerca de o que é indústria 4.0 tem se incluído gradualmente na mentalidade dos empresários, conforme eles sentem a necessidade de apostar em inovação.
Por fim, embora a cultura esteja mudando, é preciso ter em mente que, para se prepararem para essa indústria 4.0, as empresas devem investir em Internet das Coisas (IoT), Cloud Computing, Big Data, Analytics etc. Afinal, estamos falando de soluções inovadoras essenciais e inerentes a todo esse processo de evolução da indústria.
Se você gostou deste conteúdo sobre o que é indústria 4.0, entenda também agora mesmo como reduzir os custos operacionais na sua empresa!
Sim, o Brasil está adotando gradualmente a Indústria 4.0, com várias empresas implementando tecnologias como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA) e automação em seus processos industriais para aumentar a eficiência e a competitividade.
O maior desafio para a Indústria 4.0 no Brasil é a necessidade de investimentos significativos em infraestrutura digital, capacitação de mão de obra e políticas públicas que incentivem a adoção de tecnologias avançadas.
Os principais impactos da Indústria 4.0 na sociedade incluem mudanças na força de trabalho, automação de processos, criação de novos empregos especializados, aumento da eficiência e da competitividade industrial, e transformação nos modelos de negócios e na economia como um todo.
A proposta para a Indústria 4.0 no Brasil é impulsionar a adoção de tecnologias digitais e conectadas para aumentar a eficiência, a produtividade e a competitividade das empresas, promovendo a transformação digital e a inovação nos processos industriais.