A Inovação e a Aceleração na Logística
Há Males que vem para o Bem!
É notória a catástrofe que a pandemia do COVID 19 provocou no mundo inteiro (e ainda provoca em determinados países).
Mortes, busca das causas e campanhas de vacinação (até 4 doses) foram aplicadas na maior parte da população.
Mas não é sobre a pandemia ainda não totalmente domada que quero falar.
A partir de fevereiro de 2020, enquanto a doença não estava prognosticada, criou-se um temor na população em geral para preveni-la com o uso de máscaras, álcool gel (em tudo) e do outro lado, vacinas que podem ter sido não tão eficientes no começo mas, antes elas, que ajudaram a conter a pandemia, do que um “lockdown” geral.
A logística, motivada pela aceleração do e-commerce, já caminhava a passos largos e passou a dedicar-se de forma exponencial às entregas de refeições prontas por algumas redes de alimentação.
Entregas “last mile” com motocicletas, bicicletas e até drones etc. aceleraram…
Empresas reestruturaram suas lojas físicas (tornando-se um mostruário ou um ponto de “picking”) e aceleraram as “dark stores”, armários inteligentes e outras estratégia de atendimento ao cliente avançaram. O receio das entregas noturnas acabaram por se tornar um hábito.
O que era a máxima na Movimentação e Armazenagem de Materiais: “Estoque e movimente uma carga tão volumosa e adequada a capacidade de uma empilhadeira (carga unitizada)”, tornou alguns armazéns verdadeiros “elefantes brancos“ e muitos até reduziram seu tamanho, sublocando seus espaços em operadores logísticos ou reestruturando suas operações adequando-as ao “picking” de itens fracionados… o que que anteriormente só se praticava com caixas fechadas.
Isto tudo sem considerar as operações de e-commerce que acontecem em um ambiente virtual e nem se vê a mercadoria passar pelo CD – Centro de Distribuição.
Da concretização da venda, a “Nota Fiscal“ segue a um operador logístico que separa, reembala e expede até o cliente final em até 48 horas se for para vencer distâncias regionais, pois dentro da própria região a promessa é para o dia seguinte, se o pedido for colocado até as 12 horas do dia anterior. Hoje, o desafio está nas entregas no mesmo dia de qualquer produto, mesmo não sendo perecível.
E, além disso tudo, estamos a caminho da moldagem 3D em escala, onde um pedido (projeto), colocado em algum lugar do planeta, possa ser moldado (construído / “impresso”) na hora e em qualquer lugar!
Esta é a máxima para quem abandonou o estoque e entregas JIT (just in time) no advento da pandemia.
Parafraseando “Osborn”: A necessidade é a mãe da invenção seja de um produto, processo ou serviço!
* Reinaldo A. Moura: Criador e Fundador do Grupo IMAM em 1979 (Instituto IMAM, IMAM Editora e IMAM Consultoria) e Diretor Técnico das Missões de Estudo ao Japão. 50 anos de experiência profissional, em mais de 100 empresas. Pioneiro na introdução conceitos no Brasil, tais como: MAM, Intralogística, Kanban, Housekeeping/5S, TPS/JIT/Lean/Toc – Treinamento e Assessoria. Publisher da Revista LOGÍSTICA desde 1980 (300 edições). Formado em Engenharia Industrial (FEI), em Engenharia de Segurança do Trabalho (FEI) e mestrado em Engenharia de Produção (Poli-USP). Ex-professor universitário: FEI, UMC, Mackenzie, Mauá etc.