BID: Entenda sua Importância na Busca Pelo Aumento da Competitividade
Os BIDs (‘Bidding Process‘) são processos bem definidos para a seleção de empresas por concorrência ou licitação. Na área de transportes trata-se em escolher no mercado determinadas transportadoras para negociar escopo e valores de seus serviços. O BID é uma oportunidade para se conhecer preços praticados no mercado de forma estruturada, através da análise de propostas enviadas pelas transportadoras.
Entre os objetivos principais para a adoção do BID, destacam-se:
- Redução de custos: Busca por preços mais competitivos nos serviços de transporte;
- Melhoria do nível de serviço: Busca por transportadoras com melhor infraestrutura, visando oferecer serviços com mais qualidade;
- Avanço na tecnologia e inovação: Busca por transportadoras que tragam mais valor ao negócio do contratante, por meio da adoção de novas tecnologias. (Ex.: novas soluções de entrega no ‘Last mile’, sistemas de monitoramento da entrega em tempo real, etc).
- Transparência no processo (Compliance): O BID é estruturado com uma série de etapas que minimiza o risco de um processo de seleção de transportadoras “tendencioso”.
Geralmente no processo de BID, buscam-se um ou mais objetivos a depender do momento atual da empresa contratante. Informações sobre a reputação da transportadora e como seus clientes avaliam seus serviços, o estado de conservação de sua frota, preços condizentes com o mercado são apenas exemplos de critérios que são utilizados no momento de selecionar os vencedores do BID.
Temos dois formatos de BID que se destacam entre os demais:
- Aberto – Apresentação das propostas são abertas a todos os fornecedores na concorrência.
- Fechado – Apresentação apenas para empresas pré-qualificadas e que são convidadas a apresentar propostas.
Em diversos projetos, temos encontrado empresas que possuem uma logística ‘fragmentada’ que, por conta desta característica, acaba realizando a cotação de transportadoras por viagem. Por outro lado o BID proporciona um olhar focado nas necessidades do negócio da contratante, ofertando às transportadoras a demanda de forma mais clara e consolidada, com isso podemos obter uma redução de custo quando comparamos com o modelo anterior de cotação de frete.
Assim, na implementação do processo BID, é comum realizarmos um diagnóstico para avaliar a maturidade do processo logístico da contratante, importante para se definir os objetivos do BID. Recomendamos também que o BID seja revisto anualmente, de modo que as melhorias sejam propostas e implementadas entre as partes envolvidas. O BID, assim, contribui para o aumento da competitividade da empresa por meio da redução de custos e do aumento do nível de serviço.
Conheça nossos cursos e continue aprendendo com a IMAM:
Bom dia!
Vc´s tem curso de BID e/ou Leilão de Cargas?
Se sim, qual é o link do curso para saber valores e detalhamento do curso.
Obrigado,
Jacson.
Obrigado, por seu interesse, não temos este curso na programação anual, mas podemos realizá-lo em modalidade “IN COMPANY”, ou seja na sua empresa. No máximo em até 3 dias úteis enviaremos o programa do curso no seu e-mail
E como funciona o bid, é um sistema pago?
é preciso se cadastrar em uma empresa, ou a empresa transportadora faz o convite ?
Olá, Joice, nos sistemas BID, geralmente as pessoas/empresas é que se cadastram nas plataformas