Indicadores de RH: Saiba os Principais e Acompanhe as Métricas
O setor de Recursos Humanos exerce um papel fundamental dentro de uma organização, já que é responsável por cuidar de um dos maiores ativos da sua empresa: o capital humano. E para fazer uma boa gestão de pessoas, acompanhar os indicadores de RH é indispensável.
Em um cenário mercadológico que cada vez mais está percebendo a importância do público interno das organizações, os indicadores de RH se mostram como ferramentas importantes para a tomada de decisões e criação de estratégias eficazes.
Neste texto, vamos citar alguns dos principais indicadores de RH, para que você possa acompanhá-los em sua empresa. Confira!
Taxa de rotatividade de funcionários
A taxa de rotatividade de funcionários, também conhecida como turnover, é uma porcentagem obtida por meio do número de colaboradores que são desligados (demitidos ou que pedem demissão) da empresa, divididos pelo número de funcionários ativos em determinado período de tempo.
Uma taxa de turnover alta pode indicar alguns problemas como: desalinhamento do processo seletivo, falta de conexão com o propósito da empresa, problemas com a liderança ou com o clima organizacional, entre outras possibilidades.
Absenteísmo
O absenteísmo é o indicador que nos mostra o percentual de faltas e atrasos dos funcionários da empresa, sejam elas justificadas ou não.
Essa métrica é importante para que o gestor de RH possa observar o nível de satisfação e comprometimento de sua equipe e, assim, tentar identificar o que pode estar gerando esse comportamento.
Para calcular o percentual de absenteísmo de sua equipe, pegue o número total de horas não trabalhadas, divida pelo número de horas efetivamente trabalhadas e, então, multiplique o resultado por 100.
Horas extras
Calcular o índice de horas extras feitas pelos seus colaboradores também é muito importante para melhorar o planejamento de RH da sua empresa.
Isso porque, embora possam acontecer imprevistos e algumas situações que demandem um tempo a mais de um ou outro colaborador, se o número de horas extras é alto ou frequente, esse pode ser o momento de admitir novos funcionários.
Um índice alto de horas extras pode mostrar que sua equipe está sobrecarregada ou que as tarefas não estão sendo distribuídas de forma adequada.
ROI de treinamento de funcionários
O Retorno Sobre Investimentos é uma métrica que pode ser usada por diversos setores da companhia, e de muitas formas. Uma delas consiste em avaliar o retorno obtido do investimento em treinamentos de funcionários.
Todos nós sabemos que a aplicação de treinamentos é uma excelente estratégia para a retenção e motivação de colaboradores, e consequente melhoria dos resultados da empresa, com profissionais cada vez mais bem qualificados.
Entretanto, é preciso saber se os treinamentos escolhidos estão trazendo retorno. É aí que entra o cálculo do ROI. Por isso, sempre avalie o valor investido no treinamento dos funcionários e a melhoria de sua produtividade após a capacitação.
Esses foram apenas exemplos de indicadores que precisam ser acompanhados periodicamente durante o ano. Dessa forma, você pode avaliar o que está dando certo, o que precisa ser melhorado e trabalhar em ações de melhoria na gestão de pessoas de sua companhia.
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Indicadores de RH incluem métricas como taxa de rotatividade de funcionários, satisfação do colaborador, produtividade, absenteísmo, tempo médio de contratação, entre outros. Esses indicadores auxiliam na avaliação do desempenho e na tomada de decisões estratégicas na gestão de pessoas.
Os melhores indicadores de RH variam de acordo com os objetivos específicos da empresa, mas geralmente incluem taxa de retenção de talentos, satisfação do colaborador, tempo médio de contratação e desenvolvimento de habilidades. Esses indicadores fornecem insights cruciais sobre o ambiente de trabalho e o sucesso das estratégias de gestão de pessoas.
Para montar indicadores de RH, identifique metas claras alinhadas aos objetivos organizacionais, selecione métricas relevantes, colete dados consistentes e utilize ferramentas de análise para monitorar e interpretar os resultados, ajustando estratégias conforme necessário para melhorar a gestão de pessoas.
Os principais indicadores da área de gestão de pessoas incluem satisfação do colaborador, taxa de rotatividade, produtividade por colaborador, tempo médio de contratação e investimento em treinamento. Esses indicadores oferecem insights sobre o desempenho e a eficácia das práticas de gestão de pessoas na organização.