A Importância da Melhoria Contínua no Layout do Armazém
A necessidade por processos otimizados com foco na melhoria da cadeia de distribuição tem sido o alvo das empresas que buscam mais rentabilidade, num mercado em que o prazo de entrega ao cliente é um fator crítico.
As empresas buscam aumentar seus lucros e seu nível de competitividade, através de um serviço de entrega ao cliente de forma, rápida, econômica e com qualidade. Para isso o tempo gasto no manuseio e transporte dos produtos é um ponto importante a ser melhorado constantemente.
Nesse cenário, a organização e a forma como os materiais estão armazenados fazem toda a diferença no custo logístico.
A função principal do armazém é proporcionar uma boa movimentação dos materiais com segurança, maximizando a utilização do espaço disponível.
Vale ressaltar que uma vez implementado um pacote de melhorias no layout do armazém se faz necessário uma constante atualização dos parâmetros e o principal deles se refere à disposição dos produtos armazenados.
Dentre as estratégias para alocar os produtos no armazém de forma otimizada, destaca-se a utilização da classificação PQR.
Basicamente a classificação PQR é um método de gerenciamento de classe mundial, viabilizado pela tecnologia da informação que tem por objetivo tratar de forma diferenciada a combinação de diversas classes de materiais, investindo-se mais esforços aos itens mais importantes.
Dentre as classificações temos:
ABC – Foco desta classificação é o custo de manutenção do estoque.
PQR – Foco na demanda de movimentação (frequência de saída).
XYZ – Foco no custo da falta do item ponderando a dificuldade de aquisição do mesmo.
Com a classificação PQR dos itens buscamos alocar os itens P (maior popularidade, maior saída) o mais próximo possível da saída (expedição) do armazém, com isso minimizamos o deslocamento dos funcionários e equipamentos nas operações.
Vale ressaltar que na construção do modelo de classificação deve-se analisar o perfil de demanda, identificar se há sazonalidade, estabelecer uma rotina de atualização da classificação de modo que os ganhos obtidos com o desenvolvimento do layout sejam mantidos e melhorados continuamente.
A introdução/descontinuação dos produtos é um ponto que se faz presente na rotina de atualização e melhoria do layout, fazendo com que o processo de gestão de estoque esteja diretamente conectado a essa rotina.
Com base em nossa experiência em diversos projetos de implementação e estudos de layout, desenvolvemos junto aos nossos clientes o processo de gestão/atualização do layout do armazém, bem como ajudamos a construir a conexão deste processo com o tema gestão de
estoques, através de um processo de mentoria transferimos nosso conhecimento através de uma metodologia de gestão robusta garantindo a melhoria continua de todo o processo.