Ir para o conteúdo
  • ESTRATÉGIAS E OPERAÇÕES
  • Desenvolvimento Organizacional
  • SUPPLY CHAIN E LOGÍSTICA
  • Fale Conosco
  • Sites
    • IMAM Consultoria
    • Quem somos
    • HOME IMAM
  • Nossos treinamentos
logo-imam
Supply Chain e Logística

Omnichannel na Logística: Saiba Como Aplicar na Prática

Por IMAM em 3 de novembro de 2022
omnichannelnalogisticasaibacomoaplicarnapratica
4 minutos para ler
Conheça nossos cursos | IMAM

O omnichannel na logística é uma das maiores tendências do mercado e consiste em um sistema que integra os processos das lojas físicas e virtuais. Com ele, o cliente pode encontrar um produto na internet e adquiri-lo na loja física e vice-versa, facilitando o processo de compra.

Para que você consiga implementar o omnichannel com sucesso, é preciso conhecer os desafios dessa tecnologia, entender como o sistema funciona na prática e, após, como ele pode ser aplicado na logística. Se você quer saber mais sobre o assunto, confira a leitura deste artigo!

Quais são os desafios do omnichannel na logística?

Durante a implementação do omnichannel, você encontrará uma série de desafios. Veja quais são eles a seguir.

Logística reversa e os custos

Na logística, uma das maiores preocupações dos gestores é entregar os produtos da forma mais rápida possível aos clientes. Com o omnichannel, é necessário dar bastante atenção à logística reversa, que é composta de estratégias voltadas ao recolhimento do produto vendido.

Monitoramento do estoque e armazém

Como o site do estabelecimento e a loja física precisam ter exatamente os mesmos produtos, as empresas precisarão fazer uma gestão de estoque excepcionalmente eficiente. Nesse caso, a empresa pode usar um sistema de gestão que integra os dois ambientes e atualiza as informações automaticamente.

Integração dos processos

Para garantir o sucesso das vendas e entregas, é fundamental utilizar tecnologias que permitem a troca de informações em tempo real entre todos os envolvidos no processo. Isso inclui:

  • fornecedor;
  • estoque;
  • frota;
  • centros de distribuição etc.

Gerenciamento dos pontos de distribuição

Por fim, é preciso conciliar a entrega de produtos e diferentes pontos de distribuição. Muitas vezes, pode ser mais econômico enviar a mercadoria diretamente do armazém, dependendo da localização do consumidor.

Como o omnichannel pode revolucionar a logística?

Omnichannel se trata de uma tecnologia revolucionária pela ampla quantidade de benefícios que oferece. Alguns deles são:

  • comunicação integrada: a comunicação com o cliente, internamente, e com seus parceiros e fornecedores, entre outras partes, será aperfeiçoada;
  • maior margem de lucro: o aumento do lucro é obtido ao reduzir o ciclo de vendas, elevar o consumo e fidelizar seus clientes;
  • aperfeiçoamento da coleta de dados: é possível coletar informações dos clientes e elaborar melhores planejamentos;
  • melhor experiência do cliente: as entregas aos clientes serão mais rápidas, além de serem disponibilizados mais canais de comunicação;
  • redução de custos: a modernização e a integração dos processos gerarão economias significativas ao negócio.

Como ele pode ser aplicado na logística das empresas?

Para que você consiga implementar o omnichannel e superar os desafios listados neste post, precisará aplicar estratégias específicas. Entenda-as abaixo.

Mude a cultura organizacional

Não adianta implementar o omnichannel se os colaboradores da empresa não estão dispostos a utilizar a tendência. Por isso que o primeiro passo a ser tomado consiste em mudar a cultura corporativa do negócio.

Para transformar a cultura organizacional, você pode criar regimentos internos, investir em treinamentos e workshops, entre outras ações.

Integre os canais online e offline

É necessário implementar canais de atendimento ao cliente tanto online quanto offline. Além disso, eles precisarão ser integrados, o que significa que o consumidor obterá as mesmas informações por qualquer canal que decida utilizar.

Melhore o sistema de distribuição

É fundamental melhorar seu sistema de distribuição para que as entregas sejam feitas de forma mais ágil e econômica. Além disso, você deve preparar suas operações e os processos para conseguir atender ao futuro aumento de demanda.

Invista em treinamentos

Treinar seus colaboradores é fundamental para garantir o sucesso do omnichannel e do negócio de forma geral. Existem treinamentos específicos para omnichannel, mas outros que auxiliam os colaboradores na sua implementação são:

  • desenvolvimento e melhoria contínua da cultura corporativa;
  • aperfeiçoamento dos centros de distribuição;
  • atendimento ao cliente;
  • integração entre a empresa e o mercado; entre outros.

A empresa conseguirá maximizar suas oportunidades e os lucros ao investir no omnichannel na logística. Porém, a boa vontade não será suficiente para aproveitar seus benefícios, e você precisará tomar as medidas explicadas e investir em treinamentos para seus colaboradores.

Este conteúdo foi útil? Assine nossa newsletter para se manter sempre atualizado quanto às novidades no ramo! Aproveite, pois é gratuito!

Post Views: 21
Você também pode gostar
Inventário De Estoque: Guia para Controlar, Otimizar e Ganhar Competitividade

Inventário De Estoque: Guia para Controlar, Otimizar e Ganhar Competitividade

Por IMAM em 30 de abril de 2025
Blockchain na Cadeia de suprimentos: O futuro da rastreabilidade para pequenas e médias empresas

Blockchain na Cadeia de suprimentos: O futuro da rastreabilidade para pequenas e médias empresas

Por IMAM em 16 de abril de 2025
Efeito Chicote: O Que É, Como Funciona E Causas

Efeito Chicote: O Que É, Como Funciona E Causas

Por IMAM em 2 de abril de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

-

E-book Grátis

Entendendo a Logistica
cta_guia-para-treinar-e-desenvolver-equipe-de-logistica_01-1


ctas_300x300_azul_foto-9

Posts populares

  • 4treinamentosparaaumentaraprodutividadenaintralogistica
    4 Treinamentos Para Aumentar a Produtividade na Intralogística
  • tecnologiaelogisticaentendaessarelacaoeseusbeneficios
    Tecnologia e Logística: Entenda Essa Relação e Seus Benefícios
  • forecasting
    8 Métodos Para Melhorar a Precisão da Previsão

Sobre o blog

O IMAM leva você mais longe!
Acompanhe aqui as principais tendências da área de capacitação profissional, logística e supply chain.

Categorias

  • Desenvolvimento Organizacional
  • Embalagem
  • Engenharia de Produção e Operações
  • Estratégias e operações
  • Estratégias e Performance (Lean, Toc, 6 Sigma)
  • Série Armazenagem
  • Supply Chain e Logística

Entre em contato

  • Rua Machado Bitencourt, 190 Conj 606/607 Metrô Sta. Cruz, Vila Mariana, 04044-000, São Paulo/SP

  • (11) 5575-1400

  • imam@imam.com.br

  •  (11) 97550-8384
Site criado por Rock Content.