Omnichannel na Logística: Saiba Como Aplicar na Prática
O omnichannel na logística é uma das maiores tendências do mercado e consiste em um sistema que integra os processos das lojas físicas e virtuais. Com ele, o cliente pode encontrar um produto na internet e adquiri-lo na loja física e vice-versa, facilitando o processo de compra.
Para que você consiga implementar o omnichannel com sucesso, é preciso conhecer os desafios dessa tecnologia, entender como o sistema funciona na prática e, após, como ele pode ser aplicado na logística. Se você quer saber mais sobre o assunto, confira a leitura deste artigo!
Quais são os desafios do omnichannel na logística?
Durante a implementação do omnichannel, você encontrará uma série de desafios. Veja quais são eles a seguir.
Logística reversa e os custos
Na logística, uma das maiores preocupações dos gestores é entregar os produtos da forma mais rápida possível aos clientes. Com o omnichannel, é necessário dar bastante atenção à logística reversa, que é composta de estratégias voltadas ao recolhimento do produto vendido.
Monitoramento do estoque e armazém
Como o site do estabelecimento e a loja física precisam ter exatamente os mesmos produtos, as empresas precisarão fazer uma gestão de estoque excepcionalmente eficiente. Nesse caso, a empresa pode usar um sistema de gestão que integra os dois ambientes e atualiza as informações automaticamente.
Integração dos processos
Para garantir o sucesso das vendas e entregas, é fundamental utilizar tecnologias que permitem a troca de informações em tempo real entre todos os envolvidos no processo. Isso inclui:
- fornecedor;
- estoque;
- frota;
- centros de distribuição etc.
Gerenciamento dos pontos de distribuição
Por fim, é preciso conciliar a entrega de produtos e diferentes pontos de distribuição. Muitas vezes, pode ser mais econômico enviar a mercadoria diretamente do armazém, dependendo da localização do consumidor.
Como o omnichannel pode revolucionar a logística?
Omnichannel se trata de uma tecnologia revolucionária pela ampla quantidade de benefícios que oferece. Alguns deles são:
- comunicação integrada: a comunicação com o cliente, internamente, e com seus parceiros e fornecedores, entre outras partes, será aperfeiçoada;
- maior margem de lucro: o aumento do lucro é obtido ao reduzir o ciclo de vendas, elevar o consumo e fidelizar seus clientes;
- aperfeiçoamento da coleta de dados: é possível coletar informações dos clientes e elaborar melhores planejamentos;
- melhor experiência do cliente: as entregas aos clientes serão mais rápidas, além de serem disponibilizados mais canais de comunicação;
- redução de custos: a modernização e a integração dos processos gerarão economias significativas ao negócio.
Como ele pode ser aplicado na logística das empresas?
Para que você consiga implementar o omnichannel e superar os desafios listados neste post, precisará aplicar estratégias específicas. Entenda-as abaixo.
Mude a cultura organizacional
Não adianta implementar o omnichannel se os colaboradores da empresa não estão dispostos a utilizar a tendência. Por isso que o primeiro passo a ser tomado consiste em mudar a cultura corporativa do negócio.
Para transformar a cultura organizacional, você pode criar regimentos internos, investir em treinamentos e workshops, entre outras ações.
Integre os canais online e offline
É necessário implementar canais de atendimento ao cliente tanto online quanto offline. Além disso, eles precisarão ser integrados, o que significa que o consumidor obterá as mesmas informações por qualquer canal que decida utilizar.
Melhore o sistema de distribuição
É fundamental melhorar seu sistema de distribuição para que as entregas sejam feitas de forma mais ágil e econômica. Além disso, você deve preparar suas operações e os processos para conseguir atender ao futuro aumento de demanda.
Invista em treinamentos
Treinar seus colaboradores é fundamental para garantir o sucesso do omnichannel e do negócio de forma geral. Existem treinamentos específicos para omnichannel, mas outros que auxiliam os colaboradores na sua implementação são:
- desenvolvimento e melhoria contínua da cultura corporativa;
- aperfeiçoamento dos centros de distribuição;
- atendimento ao cliente;
- integração entre a empresa e o mercado; entre outros.
A empresa conseguirá maximizar suas oportunidades e os lucros ao investir no omnichannel na logística. Porém, a boa vontade não será suficiente para aproveitar seus benefícios, e você precisará tomar as medidas explicadas e investir em treinamentos para seus colaboradores.
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