Ir para o conteúdo
  • ESTRATÉGIAS E OPERAÇÕES
  • Desenvolvimento Organizacional
  • SUPPLY CHAIN E LOGÍSTICA
  • Fale Conosco
  • Sites
    • IMAM Consultoria
    • Quem somos
    • HOME IMAM
  • Nossos treinamentos
logo-imam
Supply Chain e Logística

Omnichannel na Logística: Saiba Como Aplicar na Prática

Por IMAM em 3 de novembro de 2022
omnichannelnalogisticasaibacomoaplicarnapratica
4 minutos para ler
Conheça nossos cursos | IMAM

O omnichannel na logística é uma das maiores tendências do mercado e consiste em um sistema que integra os processos das lojas físicas e virtuais. Com ele, o cliente pode encontrar um produto na internet e adquiri-lo na loja física e vice-versa, facilitando o processo de compra.

Para que você consiga implementar o omnichannel com sucesso, é preciso conhecer os desafios dessa tecnologia, entender como o sistema funciona na prática e, após, como ele pode ser aplicado na logística. Se você quer saber mais sobre o assunto, confira a leitura deste artigo!

Quais são os desafios do omnichannel na logística?

Durante a implementação do omnichannel, você encontrará uma série de desafios. Veja quais são eles a seguir.

Logística reversa e os custos

Na logística, uma das maiores preocupações dos gestores é entregar os produtos da forma mais rápida possível aos clientes. Com o omnichannel, é necessário dar bastante atenção à logística reversa, que é composta de estratégias voltadas ao recolhimento do produto vendido.

Monitoramento do estoque e armazém

Como o site do estabelecimento e a loja física precisam ter exatamente os mesmos produtos, as empresas precisarão fazer uma gestão de estoque excepcionalmente eficiente. Nesse caso, a empresa pode usar um sistema de gestão que integra os dois ambientes e atualiza as informações automaticamente.

Integração dos processos

Para garantir o sucesso das vendas e entregas, é fundamental utilizar tecnologias que permitem a troca de informações em tempo real entre todos os envolvidos no processo. Isso inclui:

  • fornecedor;
  • estoque;
  • frota;
  • centros de distribuição etc.

Gerenciamento dos pontos de distribuição

Por fim, é preciso conciliar a entrega de produtos e diferentes pontos de distribuição. Muitas vezes, pode ser mais econômico enviar a mercadoria diretamente do armazém, dependendo da localização do consumidor.

Como o omnichannel pode revolucionar a logística?

Omnichannel se trata de uma tecnologia revolucionária pela ampla quantidade de benefícios que oferece. Alguns deles são:

  • comunicação integrada: a comunicação com o cliente, internamente, e com seus parceiros e fornecedores, entre outras partes, será aperfeiçoada;
  • maior margem de lucro: o aumento do lucro é obtido ao reduzir o ciclo de vendas, elevar o consumo e fidelizar seus clientes;
  • aperfeiçoamento da coleta de dados: é possível coletar informações dos clientes e elaborar melhores planejamentos;
  • melhor experiência do cliente: as entregas aos clientes serão mais rápidas, além de serem disponibilizados mais canais de comunicação;
  • redução de custos: a modernização e a integração dos processos gerarão economias significativas ao negócio.

Como ele pode ser aplicado na logística das empresas?

Para que você consiga implementar o omnichannel e superar os desafios listados neste post, precisará aplicar estratégias específicas. Entenda-as abaixo.

Mude a cultura organizacional

Não adianta implementar o omnichannel se os colaboradores da empresa não estão dispostos a utilizar a tendência. Por isso que o primeiro passo a ser tomado consiste em mudar a cultura corporativa do negócio.

Para transformar a cultura organizacional, você pode criar regimentos internos, investir em treinamentos e workshops, entre outras ações.

Integre os canais online e offline

É necessário implementar canais de atendimento ao cliente tanto online quanto offline. Além disso, eles precisarão ser integrados, o que significa que o consumidor obterá as mesmas informações por qualquer canal que decida utilizar.

Melhore o sistema de distribuição

É fundamental melhorar seu sistema de distribuição para que as entregas sejam feitas de forma mais ágil e econômica. Além disso, você deve preparar suas operações e os processos para conseguir atender ao futuro aumento de demanda.

Invista em treinamentos

Treinar seus colaboradores é fundamental para garantir o sucesso do omnichannel e do negócio de forma geral. Existem treinamentos específicos para omnichannel, mas outros que auxiliam os colaboradores na sua implementação são:

  • desenvolvimento e melhoria contínua da cultura corporativa;
  • aperfeiçoamento dos centros de distribuição;
  • atendimento ao cliente;
  • integração entre a empresa e o mercado; entre outros.

A empresa conseguirá maximizar suas oportunidades e os lucros ao investir no omnichannel na logística. Porém, a boa vontade não será suficiente para aproveitar seus benefícios, e você precisará tomar as medidas explicadas e investir em treinamentos para seus colaboradores.

Este conteúdo foi útil? Assine nossa newsletter para se manter sempre atualizado quanto às novidades no ramo! Aproveite, pois é gratuito!

Post Views: 21
Você também pode gostar
A Importância da Gestão de Custos na Excelência Operacional

A Importância da Gestão de Custos na Excelência Operacional

Por IMAM em 11 de julho de 2025
Beber Água na Fonte!

Beber Água na Fonte!

Por IMAM em 26 de março de 2025
A REVOLUÇÃO DOS 100 DIAS

A REVOLUÇÃO DOS 100 DIAS

Por IMAM em 12 de março de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

-

E-book Grátis

Entendendo a Logistica
cta_guia-para-treinar-e-desenvolver-equipe-de-logistica_01-1


ctas_300x300_azul_foto-9

Posts populares

  • 4treinamentosparaaumentaraprodutividadenaintralogistica
    4 Treinamentos Para Aumentar a Produtividade na Intralogística
  • tecnologiaelogisticaentendaessarelacaoeseusbeneficios
    Tecnologia e Logística: Entenda Essa Relação e Seus Benefícios
  • forecasting
    8 Métodos Para Melhorar a Precisão da Previsão

Sobre o blog

O IMAM leva você mais longe!
Acompanhe aqui as principais tendências da área de capacitação profissional, logística e supply chain.

Categorias

  • Desenvolvimento Organizacional
  • Embalagem
  • Engenharia de Produção e Operações
  • Estratégias e operações
  • Estratégias e Performance (Lean, Toc, 6 Sigma)
  • Série Armazenagem
  • Supply Chain e Logística

Entre em contato

  • Rua Machado Bitencourt, 190 Conj 606/607 Metrô Sta. Cruz, Vila Mariana, 04044-000, São Paulo/SP

  • (11) 5575-1400

  • imam@imam.com.br

  •  (11) 97550-8384
Site criado por Rock Content.