Os Caminhos da Inteligência Artificial
Se até hoje não existe consenso na definição do que é inteligência, imagine dizer então que já estamos na Era da Inteligência Artificial (IA).
Embora a IA nos remeta aos inúmeros filmes de ficção,hoje, ela pode ser definida como um conjunto de técnicas e métodos de programação empregados na solução de problemas, sem depender de algoritmos. Ah! E obviamente, de uma forma muito próxima ao pensamento humano.
Antes de falar sobre aplicações práticas, vale destacar que há mais de 50 anos se fala em Inteligência Artificial (IA) e, embora a ideia aqui não seja entrar no mérito de cada uma de suas abordagens (Simbólica e Conexionista), a sua atual perspectiva nos ajuda a retratar as características individuais e sociais da inteligência humana em computadores, com foco no aumento da qualidade e produtividade.
Como podemos notar, são inúmeras as aplicações da Inteligência Artificial, e o que define o investimento que vamos demandar para cada uma das soluções é exatamente o grau de automação que iremos dar para a solução automatizada.
Algumas empresas mais capitalizadas conseguem investir em soluções cada vez mais bem estruturadas, como, por exemplo, o Watson (IBM), que almeja inserir a empresa na Era Cognitiva. Outras empresas que possuem limitações de investimentos não devem achar que a aplicação da Inteligência Artificial se dá apenas em grandes multinacionais.
Soluções “simples”
Soluções relativamente “simples” que retratam redes neurais baseadas em análises de combinação de inúmeras variáveis podem ser úteis se os resultados apontados por elas forem submetidos a avaliação humana. Alguns podem concluir que esse modelo não retrata fielmente a Inteligência Artificial, mas eu digo que o desenvolvimento de uma solução híbrida, que integra a velocidade e qualidade computacional com a percepção, sensibilidade e inspiração humana, pode nos oferecer propostas alternativas para aplicações de modelos de negócio mais inteligentes.
Aplicação no Grupo IMAM
Nos últimos 37 anos, a IMAM Treinamento, uma das unidades de negócio do Grupo IMAM, tem experimentado diversos modelos para viabilizar os cursos presenciais que se caracterizam como uma das formas mais ricas de transferência de conhecimentos entre participantes e instrutores.
Com o passar do tempo, diferentes formatos de aperfeiçoamento profissional foram lançados e hoje nos deparamos com uma infinidade deles (cursos presenciais, a distância, webinar, workshops, gamificação, coaching individual e sistêmico, multiplicadores etc.).
Essas alternativas tem provocado mudanças de comportamento em relação às atividades de treinamento e desenvolvimento corporativo por meio do aperfeiçoamento de profissionais, o que motivou a equipe responsável pelo desenvolvimento de programas de treinamento do Grupo IMAM a desenvolver uma solução mais inteligente de gestão de promoções.
A partir de uma plataforma baseada em Inteligência Artificial, o IMAM desenvolve um modelo “simples” de gestão de oportunidades, visando a reaproximação do participante com o instrutor, na melhor condição custo-benefício em relação a cada oferta.
A plataforma que integra software e pesquisa de mercado “cruza” e analisa dezenas de variáveis de forma complementar, incluindo desde aspectos básicos, como perfil de instrutores, de participantes, datas de realização, relevância dos temas para as empresas, concorrências qualificadas e não qualificadas, valor do certificado, além de mais dez diferentes variáveis e sugere uma “proposta otimizada” para aqueles que se mantêm conectados à plataforma e dispõem de um mínimo recurso financeiro, que pode, inclusive, ser dividido em seis pagamentos no cartão.
A plataforma simplesmente analisa e executa funções de forma automática e inteligente, que poderia ser realizada por um ser humano, mas em uma velocidade muito maior. Ou seja, retrata o funcionamento de um cérebro humano de forma mais automatizada, caracterizando assim a base da Inteligência Artificial.
O projeto foi desenvolvido pela equipe de consultoria da IMAM, integrando profissionais de engenharia, TI, marketing e vendas. Embora a decisão final da promoção fique a cargo da equipe que já possui uma experiência acumulada de mais de 30 anos analisando cada curso específico, seja um novo curso (lançamento) ou um curso tradicional, o processamento de inúmeras variáveis de mercado contribui para a tomada de decisão.
Essa plataforma híbrida (“software + peopleware”) irá propiciar oportunidades únicas para um número cada vez maior de profissionais que antes não tinham possibilidades de acesso aos conteúdos ofertados de forma presencial.
Quem interagir com o sistema perceberá que ele se assemelha às promoções realizadas pelas companhias aéreas (tarifas básicas e promocionais), hotéis e demais serviços que já possuem precificações dinâmicas. Assim, a plataforma IMAM impactará o mercado, provocando uma onda contínua de benefícios para empresas e participantes que acreditam no retorno de treinamento e desenvolvimento profissional por meio dos programas presenciais.
Acabei de ler seu artigo e achei o blog muito interessante, tem muita informação que eu estava procurando, parabéns. Abraços 😉 !