Ir para o conteúdo
  • ESTRATÉGIAS E OPERAÇÕES
  • Desenvolvimento Organizacional
  • SUPPLY CHAIN E LOGÍSTICA
  • Fale Conosco
  • Sites
    • IMAM Consultoria
    • Quem somos
    • HOME IMAM
  • Nossos treinamentos
logo-imam
Supply Chain e Logística

OTIF: O Que É, Importância E Como Calcular?

Por IMAM em 5 de novembro de 2024
OTIF: O Que É, Importância E Como Calcular?
6 minutos para ler
Conheça nossos cursos | IMAM

Já imaginou perder um cliente devido a uma entrega atrasada ou de um produto com defeito? Essa é uma realidade que muitas empresas enfrentam. Prova disso são as inúmeras críticas feitas a empresas de diferentes segmentos no Reclame Aqui. Nesse sentido, o OTIF consegue evitar essa situação.

Ele funciona como um termômetro da saúde da sua operação logística. Isto é, ele indica com precisão se sua empresa está entregando o que promete e conquistando a confiança dos seus clientes.

Então, quer saber como calcular e implementar o OTIF na sua empresa? Continue lendo e descubra:

  • O que é o indicador OTIF?
  • Por que o OTIF é importante?
  • Como calcular o OTIF?

O que é o indicador OTIF?

O indicador OTIF (On-Time In-Full) é uma métrica na gestão de logística e cadeia de suprimentos. Ele mede a eficiência de uma empresa em cumprir entregas conforme o prometido, analisando se os produtos foram entregues:

  • no prazo combinado com o cliente – On-Time;
  • na quantidade exata solicitada, sem faltas ou avarias – In-Full. 

Em outras palavras, o OTIF responde à pergunta: “Conseguimos entregar tudo o que o cliente pediu e no momento certo?’’ Ou seja, o OTIF funciona como um “termômetro” da qualidade de entrega.

Para entender melhor, compare o OTIF com uma encomenda feita em um restaurante: o cliente pede um prato específico para ser servido até determinado horário. Se o restaurante entregar exatamente o pedido, no horário combinado, ele atinge o OTIF ideal. 

Caso o prato chegue atrasado, incompleto ou com ingredientes trocados, o “OTIF” do restaurante fica prejudicado, afetando a satisfação do cliente.

Por que o OTIF é importante?

O OTIF é um indicador fundamental para qualquer empresa que busca otimizar sua cadeia de suprimentos. Isso é importante pelos seguintes motivos:

Satisfação do cliente

Um alto índice de OTIF significa que você entrega os produtos ou serviços no prazo e exatamente como o cliente solicitou. Isso gera confiança e fidelidade, aumentando a chance do cliente fazer novas compras e indicar sua empresa para outros.

Redução de custos

Um baixo OTIF pode gerar diversos custos adicionais, como:

  • devoluções – produtos entregues errados ou com defeito precisam ser devolvidos, gerando gastos com transporte e reposição;
  • retrabalho – é preciso refazer pedidos, demandando tempo e recursos;
  • perda de clientes – clientes insatisfeitos com entregas atrasadas ou produtos com defeito tendem a procurar por outras empresas.

Melhora da reputação

Empresas com alto OTIF são vistas como mais confiáveis e eficientes, o que fortalece sua imagem no mercado. 

Afinal, considere que os consumidores costumam procurar por comentários nas redes sociais, depoimentos e críticas no Reclame Aqui para decidir uma compra. 

Logo, quanto melhor a reputação de uma marca, maior a probabilidade de atrair e reter clientes.

Otimização da cadeia de suprimentos

Ao monitorar o OTIF, você consegue identificar gargalos e oportunidades de melhoria em seus processos logísticos, tornando sua operação mais eficiente. Por exemplo, a análise do OTIF mostrou que as entregas atrasam frequentemente?

Então, a empresa pode identificar que o problema está na etapa de carregamento dos caminhões. Com esse dado, é possível investir em melhorias, como otimizar o processo de preparação dos pedidos ou ajustar os horários de saída dos veículos. Dessa forma, monitorar o OTIF ajuda a reduzir atrasos e erros nas entregas.

Tomada de decisões

O OTIF fornece dados precisos para você tomar decisões estratégicas, como escolher novos fornecedores ou otimizar rotas de entrega. Por exemplo, se o OTIF indicar que atrasos são frequentes com um determinado fornecedor, a empresa pode:

  • renegociar prazos;
  • revisar condições de contrato;
  • buscar um novo parceiro mais confiável;
  • etc.

Essas decisões baseadas no OTIF viabilizam que a empresa reduza custos operacionais e melhore a qualidade do serviço. Assim, ela atende as expectativas dos clientes de maneira mais consistente e eficiente.

Como calcular o OTIF?

Para calcular o OTIF, siga estes passos:

Determine o On Time:

  • conte o número total de entregas realizadas;
  • conte o número de entregas realizadas dentro do prazo combinado com o cliente;
  • divida o número de entregas no prazo pelo número total de entregas e multiplique por 100. O resultado é a porcentagem de entregas realizadas no prazo.

Determine o In Full:

  • conte o número total de entregas realizadas;
  • conte o número de entregas realizadas sem nenhum problema (produtos corretos, quantidade correta, sem avarias);
  • divida o número de entregas completas pelo número total de entregas e multiplique por 100. O resultado é a porcentagem de entregas completas.

Calcule o OTIF:

  • multiplique a porcentagem de On Time pela porcentagem de In Full;
  • divida o resultado por 100.

Por exemplo, suponha que uma fábrica de peças automotivas tenha enviado 500 peças para uma montadora. Após analisar os dados de entrega, foram constatados os seguintes resultados:

  • 480 peças foram entregues dentro do prazo estabelecido no contrato;
  • 475 peças foram entregues sem nenhum tipo de defeito ou avarias.

Para calcular o OTIF, vamos seguir os passos:

  • On Time = (Número de entregas no prazo / Número total de entregas) x 100
  • On Time = (480 / 500) x 100 = 96%

Cálculo do In Full:

  • In Full = (Número de entregas completas / Número total de entregas) x 100
  • In Full = (475 / 500) x 100 = 95%

Cálculo do OTIF:

  • OTIF = (On Time x In Full) / 100
  • OTIF = (96% x 95%) / 100 = 91,2%

Neste exemplo, o OTIF da fábrica é de 91,2%. Ou seja, 91,2% das peças foram entregues no prazo e sem nenhum problema, demonstrando um alto nível de eficiência na cadeia de suprimentos.

Conheça os Cursos de Aperfeiçoamento da IMAM

Então, reparou como o OTIF é um indicador essencial? Ao monitorá-lo, é possível identificar pontos de melhoria, reduzir custos e tomar decisões estratégicas com precisão. Implementar e acompanhar o OTIF, portanto, é um passo fundamental para tornar a cadeia de suprimentos mais ágil, eficiente e competitiva no mercado.

Para aprofundar seus conhecimentos e impulsionar ainda mais o desempenho da sua cadeia de suprimentos, convidamos você a conhecer os nossos cursos. Você terá acesso a conteúdo atualizado, professores experientes, networking e certificados!

Post Views: 51
Você também pode gostar
Princípios de Liderança da Amazon: O Segredo do Sucesso de Jeff Bezos

Princípios de Liderança da Amazon: O Segredo do Sucesso de Jeff Bezos

Por Eduardo Banzato em 30 de janeiro de 2025
Histograma: O Que É E Para Que Serve Em Uma Empresa?

Histograma: O Que É E Para Que Serve Em Uma Empresa?

Por IMAM em 2 de outubro de 2024
Construção de Casas em 1 dia!

Construção de Casas em 1 dia!

Por Reinaldo Moura em 29 de agosto de 2024

Deixe um comentário Cancelar resposta

-

E-book Grátis

Check Sua Intralogística
Entendendo a Logistica
e-book guia para treinar e desenvolver equipes logísticas


ctas_300x300_azul_foto-9

Posts populares

  • almoxarifado
    Almoxarifado: O Que é, Conceito, Função e Organização.
  • recebimento-de-mercadoria
    Recebimento de Mercadorias: Conheça As Etapas E Muito Mais
  • upstream
    Upstream: saiba tudo o que precisa!

Sobre o blog

O IMAM leva você mais longe!
Acompanhe aqui as principais tendências da área de capacitação profissional, logística e supply chain.

Categorias

  • Desenvolvimento Organizacional
  • Embalagem
  • Engenharia de Produção e Operações
  • Estratégias e operações
  • Estratégias e Performance (Lean, Toc, 6 Sigma)
  • Série Armazenagem
  • Supply Chain e Logística

Entre em contato

  • Rua Machado Bitencourt, 190 Conj 606/607 Metrô Sta. Cruz, Vila Mariana, 04044-000, São Paulo/SP

  • (11) 5575-1400

  • imam@imam.com.br

  •  (11) 97550-8384
Site criado por Rock Content.