O Profissional de PPCP e a Indústria 4.0
Eu costumo dizer nos meus treinamentos de PPCP que a função do profissional de planejamento, programação e controle da produção está com seus dias contados! Mas calma, vou explicar a seguir que essa afirmação não é verdadeira.
Com a transformação da indústria 4.0 e suas ferramentas de IA (Inteligência artificial), IoT (Internet das coisas), Blockchain, Processamento em Nuvem e diversas outras que estamos começando a vivenciar nas nossas indústrias, é natural que façamos uma análise de como elas afetarão o nosso processo, nossas rotinas e tudo mais.
Sendo assim, falando especificamente do processo de PPCP, acredito eu que num futuro, já não tão distante, o nosso dia a dia será impactado pelos sistemas começando a se conversar sem nossa interferência, algoritmos começarão a realizar o planejamento e a programação e decisões serão tomadas pelas próprias máquinas através de análise de dados históricos e projeções futuras.
Imaginem que a demanda do mercado em que sua empresa atua é monitorado hora a hora e a programação da produção é alterada pelos próprios equipamentos que se comunicam em tempo real para analisar estoques, demanda, produção, manutenções etc. e eles próprios tomam a decisão do quanto, quando e o que produzir, tudo isso sem nossa interferência na tomada de decisão.
O avanço da velocidade de transmissão de dados com a tecnologia 5G acelerará essas transformações e assim fazendo que essa realidade chegue em nossas vidas mais rápido.
Portanto, lembram-se lá no início da afirmação de que a função do profissional de PPCP irá acabar, não é verdade, pois bem, não será como é hoje mas nossa expertise será transformada nos próximos anos e temos que, desde já, conhecer essas tecnologias pois trabalharemos no “Backstage”, isto é, nos bastidores de toda essa parafernália de algoritmos e sistemas que farão nossas fábricas rodar, dando suporte, manutenção e customizando para cada tipo de produção e suas características, pois apesar de toda essa tecnologia, a inteligência do ser humano será ainda mais requisitada.