Estoque Sob Controle
Com presença em mais de 14 países, principalmente no continente europeu e na América do Norte, o grupo Slimstock criou no Brasil uma parceria “exclusiva” com a IMAM Consultoria para diagnósticos e implementação da solução de planejamento e controle de inventário Slim 4.
O software especialista na gestão dos estoques é uma excelente ferramenta para o gerenciamento da rotina de trabalho, auxiliando o usuário no direcionamento das ações que devem ser tomadas com a geração automática das informações atualizadas diariamente junto ao ERP.
Estoque sob controle Grupo Slimstock faz parceria com a IMAM Consultoria com sua principal ferramenta para planejamento e controle de inventário, o Slim4.
O software pode ser integrado aos principais ERPs de mercado, como SAP, Oracle, Microsoft Dynamics, entre outros, por meio de interfaces simples, com tempo médio de instalação de três meses. A ferramenta é de fácil visualização e manipulação, operando através da previsão da demanda (“forecast”), gestão dos estoques (“inventory”) e gestão de compras (“purchase”). A partir do histórico de movimentações, o perfil da demanda é classificado automaticamente e são identificadas tendências de crescimento ou retração, sazonalidades, indicador de desvio da demanda prevista versus demanda realizada e visibilidade do ciclo de vida do produto, além de permitir o ajuste da previsão pelos usuários, como por exemplo o aumento da demanda devido a uma promoção. A gestão dos estoques é realizada com a importação de informações dos itens cadastrados no ERP como lote mínimo, lead time, nível de serviço,etc. A partir dessas informações, o software calcula os parâmetros de estoque de segurança, ponto de pedido e lote de aquisição, além de criar os indicadores de performance, como capital de giro, giro de estoque, disponibilidade e estoque em excesso.
Já a gestão de compras é feita por meio da importação dos pedidos em aberto no ERP, sendo calculadas as sugestões de itens e quantidades a serem adquiridas ao longo do tempo, além da gestão dos pedidos mínimos por fornecedor. A partir de algoritmos próprios o software atualiza automaticamente os parâmetros de gestão, direcionando as ações a serem tomadas e gerencia as “exceções”, destacando os itens que tiveram comportamento diferente do previsto, auxiliando o gestor a focar no que é necessário. Identifica e alerta, por exemplo, sobre itens com exposição à ruptura, itens com estoque em excesso, variações bruscas de demanda, etc. Também permite a criação de critérios para selecionar os itens a partir de interface “amigável” com o usuário.Dentro destas apresentadas, e outras funcionalidades, também é possível criar simulações, avaliando o impacto no capital de giro com as variações dos níveis de estoque e melhorando o nível de serviço. Comparado a outros softwares de mercado, o Slim4 tem um baixo investimento e rápida implementação (três a seis meses). Em aplicações práticas foram encontradas reduções em torno de 30% dos níveis de estoque. Entre em contato com a IMAM Consultoria para aliarmos o potencial de sua empresa!
Veja Também o curso para gestão de estoques
Mariana Moura e Guilherme Almada Fegyveres são coordenadores de projetos da IMAM Consultoria
O controle de estoque é o processo de monitoramento e gerenciamento dos níveis de mercadorias ou materiais disponíveis em uma empresa, garantindo o equilíbrio entre oferta e demanda, evitando excessos ou faltas e maximizando a eficiência operacional.
Os tipos de controle de estoque incluem o controle periódico, que envolve contagens físicas em intervalos regulares, e o controle contínuo, que utiliza sistemas de monitoramento em tempo real para acompanhar as entradas e saídas de estoque de forma contínua.
Um sistema de controle de estoque opera monitorando as entradas e saídas de produtos por meio de registros precisos, permitindo o rastreamento de estoque disponível, identificação de necessidades de reposição e prevenção de excessos ou faltas, contribuindo para uma gestão eficiente do inventário.
O objetivo do controle de estoque é garantir que a empresa mantenha níveis adequados de mercadorias disponíveis para atender à demanda dos clientes, evitando excessos ou faltas, além de otimizar os custos de armazenagem e minimizar perdas por obsolescência ou deterioração.