E Depois que a Pandemia Passar…
Todos nós nos perguntamos nos tempos atuais, e quando isso tudo passar, quando tivermos vacina, ou quando o Covid-19 se tornar apenas mais uma doença que devemos nos precaver e tratar, como será o mundo?
Pois é, não tenho as respostas, mas uma coisa eu sei, temos que continuar nosso caminho para uma gestão mais competitiva e alinhada com a indústria 4.0.
Portanto quero abordar neste texto o que não vai mudar na gestão dos processos. Na minha opinião, tirando o aprendizado com o ¨home-office¨ e reuniões ¨on-line¨, onde podemos diminuir custos com deslocamentos desnecessários, diminuir a necessidade de grandes áreas administrativas, voltamos às preocupações de sempre; atendimento ao cliente, ser mais competitivo, diminuir custos, etc.Resumindo, nossa velha rotina de busca pela eficiência.
Em tempo de indústria 4.0, necessitamos cada vez mais de uma gestão mais integrada e, portanto, enuncio algumas atitudes que precisamos ficar atentos:
TRANSPARÊNCIA ENTRE OS PROCESSOS
É necessário nas organizações uma maior transparência das atividades realizadas assim como os objetivos pretendidos e os resultados alcançados.
Desta maneira todos conseguem acompanhar o desenvolvimento de todos os setores da empresa. Por exemplo, um vendedor irá saber em tempo real como está o nível de estoque dos produtos acabados e se está dentro dos parâmetros definidos, o RH terá acesso em tempo real do absenteísmo e a todos os indicadores de performance dos times, e assim por diante.
A transparência é de suma importância para aprimorarmos os processos, agilizarmos as tomadas de decisão e sermos mais assertivos.
PROCESSOS BEM DEFINIDOS
Os processos devem ser oficializados através de um Mapa ou Ficha de Processo e divulgados a todos os interessados, contendo o que significa aquele processo, a missão dele, bem como suas entradas e saídas, fornecedores e clientes, para por último definirmos os objetivos, com seus indicadores de performance e metas. Depois podemos aperfeiçoar com análise de riscos e ações para mitiga-los.
DECISÕES MAIS ESTRATÉGICAS
Através desse cenário de grande entendimento dos processos fica mais fácil tomar decisões mais estratégicas que realmente terão impacto no resultado da empresa. Lembrem, ações isoladas nem sempre geram resultado para o todo.
INTEGRAÇÃO COMPLETA
É necessário entendermos que de nada adianta investirmos em processos no conceito da indústria 4.0 se não nos prepararmos neste novo formato de informações compartilhadas, sem barreiras e totalmente integradas. Só assim teremos os resultados desejados e não uma frustação onde automatizamos alguns processos, porém eles não se conversam, não entregarão os resultados esperados.
A vida pós-pandemia ainda está em processo de adaptação, com muitos aspectos retornando à normalidade gradualmente, mas também com mudanças permanentes em áreas como trabalho remoto, saúde pública e hábitos de consumo, impulsionadas pelas lições aprendidas durante a crise sanitária.
Após a pandemia, houve um retorno gradual à normalidade em muitas áreas, mas também uma aceleração de tendências como o trabalho remoto, transformação digital e mudanças nos hábitos de consumo, além de um foco maior em saúde pública e preparação para crises futuras.
Após a pandemia, a vida continua com adaptações, incluindo maior ênfase na higiene pessoal, mais opções de trabalho remoto, mudanças nos padrões de consumo e um foco renovado na saúde pública e no bem-estar.
A saúde mental pós-pandemia varia entre indivíduos, mas muitos enfrentam desafios como ansiedade, estresse e exaustão emocional devido a mudanças abruptas na vida cotidiana, incertezas e isolamento social prolongado. O acesso a recursos de apoio e cuidados de saúde mental é fundamental para lidar com esses impactos.