TMS: O Que é e Qual a Sua Importância para a Logística?
Há tempos os softwares de gestão de processos logísticos têm sido desenvolvidos e aprimorados a partir do avanço da tecnologia da informação
Conhecido pela sigla TMS, o Transportation Management System é um sistema de gestão desenvolvido especialmente para otimizar o processo, por meio de algumas etapas de gerenciamento, que integra algumas das atividades mais relevantes economicamente na logística das empresas.
Contar com uma solução eficiente se transforma em um grande trunfo para as empresas, principalmente, em um mercado extremamente competitivo. Afinal, manter um controle rápido, dinâmico e preciso da logística da empresa garante a eficiência nas decisões e ações, o que gera mais lucros.
Em um mundo cada vez mais digital, torna-se indispensável explorar os recursos à disposição. Ignorar essas ferramentas significa deixar a estrada livre para a concorrência.
Importância do TMS
A correta utilização do sistema TMS permite uma gestão mais eficiente dos transportes e, consequentemente, de toda a cadeia de suprimentos. Portanto, as empresas que realmente buscam melhorar seus processos precisam aprender os detalhes sobre essa solução.
Mas como essa gestão eficiente realmente acontece? Analisar corretamente os dados sempre foi importante no mundo empresarial. Com o volume e velocidade cada vez maiores, sai na frente quem consegue agrupar as informações qualificadas e avaliá-las corretamente.
Diretor da IMAM Consultoria, Eduardo Banzato explica que o TMS reúne os dados importantes gerados durante todo o processo de transportes, cada vez mais em tempo real, processa-os rapidamente por meio de algoritmos inteligentes, apoiando a tomada de decisão de forma mais ágil e eficaz.
Principais funcionalidades
Quando o assunto é TMS, é comum os profissionais relacionarem o assunto com o rastreamento de cargas. Entretanto, o sistema TMS possui diversas outras funcionalidades que contribuem para a boa gestão da logística da empresa.
A geração da documentação de transportes, por exemplo, garante agilidade e controle de todo o processo, além da segurança nas ações. Banzato menciona também o monitoramento de entregas em tempo real.
A solução pode integrar diversas funcionalidades relacionadas com diferentes etapas do processo de gestão de transportes. Banzato destaca algumas:
– Planejamento;
– Gestão de fretes;
– Gestão de frotas;
– Rastreamento;
– Roteirização.
Benefícios
Com uma relevante contribuição para a logística, o TMS promove diversos benefícios para a empresa. Segundo o diretor da IMAM Consultoria, o transporte representa uma grande parcela dos custos logísticos totais.
Além disso, é uma atividade da cadeia de suprimentos que está diretamente relacionada com a entrega e satisfação do cliente. “Isso, por si só, já mostra a importância da tecnologia no desempenho da Suppy Chain”.
Por conta disso, a dúvida agora não é se a empresa deve ou não contar com essa aplicação. A questão agora é: qual a melhor opção?
Nos últimos 30 anos, diferentes soluções TMS foram desenvolvidas. Como todo sistema de gestão, Banzato explica que existem soluções mais robustas e consequentemente de investimentos mais elevados.
Por sua vez, o mercado possui também aplicações mais simples e pontuais que podem contribuir com funcionalidades básicas na Gestão de Transportes. Entretanto, observe que as mesmas podem não ser adequadas no médio e longo prazo para atender todas as demandas de uma determinada operação.
“Importante ficar atento a isto e comparar não apenas as soluções, mas também as estratégias e potenciais de seus desenvolvedores, bem como daqueles que darão suporte técnico na solução de problemas, necessidade de reparametrizações e customizações etc.”, afirma.
Poder do conhecimento
Assim como é necessário contar com a solução correta, o conhecimento especializado sobre o sistema TMS garantirá a conquista de melhores resultados, otimizando o investimento realizado e garantindo mais lucros.
A IMAM, por exemplo, ministra um curso de aperfeiçoamento qualificado que ajuda em determinadas diretrizes.
“Para estes e outros sistemas de gestão, a IMAM Consultoria faz, antes de mais nada, uma validação e/ou redesenho dos atuais processos a fim de compreender não apenas quais são os potenciais de otimização dos mesmos, mas também identificar quais são as soluções e desenvolvedores mais aderentes às necessidades específicas de cada empresa”, finaliza Banzato.
Quer saber mais? Então acesse o site da IMAM Consultoria.
TMS significa “Sistema de Gerenciamento de Transporte”, sendo uma plataforma que auxilia na gestão eficiente de todas as atividades relacionadas ao transporte de carga.
Um TMS oferece funcionalidades como planejamento de rotas, rastreamento de cargas, gestão de frota, agendamento de entregas, otimização de cargas e análise de desempenho logístico.
O TMS é aplicado em empresas que necessitam gerenciar e otimizar suas operações de transporte, incluindo indústrias, varejistas, distribuidores e prestadores de serviços logísticos.
O TMS é utilizado por empresas de diversos setores, como varejo, manufatura, distribuição, transporte e logística, para otimizar e gerenciar eficientemente suas operações de transporte e logística.