Visão Holística: Soluções “One Family”
Projetar e fabricar um só produto limita muito as soluções de Intralogistica, pois a integração de vários equipamentos, há anos, é uma necessidade.
Assim, nasceu nos anos 1960, o trinômio: paletes, empilhadeiras e estruturas porta paletes, que deu origem a primeira edição de meu livro “Sistemas e Técnicas de Movimentação e Armazenagem de Materiais“ e, em 1979, a criação e a fundação do IMAM – Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais. Tudo com o propósito de aglutinar fabricantes de equipamentos, visando sempre a solução integrada aos clientes.
Nas duas últimas décadas, vejo muitos chamar isto de “parcerias”, enquanto o Grupo IMAM denomina de alianças pois, em nosso negócio, reunimos editora de livros e publicação da Revista Logística & Supply Chain, consultoria e treinamentos, feira de negócios no campo da intralogistica, tudo numa visão holística do fluxo e controle de materiais.
Mas, mesmo nesta integração, os fornecedores eram tratados de forma independente, embora a solução devesse ser sempre sistêmica.
Há poucos anos, começamos a ver também, além das alianças destas empresas com outras… até concorrentes, onde a solução não está em fornecer um ou outro equipamento de Intralogistica, mas sim a satisfação completa do cliente!
Empresas se consolidaram, como por exemplo o Grupo Paletrans, fabricantes de empilhadeiras elétricas, carretas industriais e o maior locador (cerca de 108 mil unidades) no mundo de transpaletes (Disktrans).
Um outro exemplo, o grupo de empresas pertencente a Toyota Industries Corporation – TICO, o maior fabricante de empilhadeiras a combustão, elétricas e autônomas, Toyota L&F, estruturas de estocagem automáticas (Viastore), automação de linhas de fabricação, montagem e separação de pedidos (Bastian) e até robôs/ humanoides . Além do mais, a outra empresa deste grupo -a Vanderlande ajuda em processos logísticos desafiantes, automatizados e sustentáveis no que se pode denominar assim de “One Family”.
A TICO acaba de lançar a TALG (Toyota Automated Logistics Group) para agrupar estas subsidiarias existente, Toyota L&F junto com as demais empresas.
Como resultado, aumentara sua presença em todos os projetos integrado de automação no mundo todo, e conseguiu capitalizar energias entre as respectivas empresas e o valor adicional oferecido ao mercado. O nome TALG foi criado para reforçar os valores adicionais de confiabilidade, estabilidade, comprometimento, e segurança da TICO como empresa pertencente ao grupo.
Como uma parceira global para integração de processos automatizados de logística, a TALG. Com uma vasta variedade de soluções logísticas automatizadas desde o recebimento até a expedição, – a TALG atua em todos os aspectos do empresas industriais, centro de distribuição e terminais aeroportuários de seus clientes.
Os Grupos Paletrans, TALG e Tico já possuem a visão holística de oferecer soluções integradas e não deixar o cliente ir para a concorrência!
Entre tantas consolidações, existem muitas também que estão além da área de intralogística, como recentemente também ocorreu com a Stellantis, que compõe-se da Fiat, Citröen, Peugeot, Jeep, RAM etc.
Concluindo, não importa o grau de concorrência, existe sempre a possibilidade da união e construção de grandes Grupos que visam a satisfação total dos clientes.