Embalagem – Diferencial no Sistema Logístico
Além de proporcionar segurança na operação e proteção aos produtos que são manuseados e transportados, as embalagens possuem papel determinante no desempenho do sistema logístico. Através de suas funcionalidades, capacidade de comunicação com os usuários e a prevenção de impactos ao meio ambiente, facilitamas interfaces entre as operações, passando por diferentes sistemas produtivos, de armazenagem e de distribuição, até atingirem o cliente final, porém infelizmenteem muitos casos são descartadas durante alguma etapa deste processo.
Devem ser avaliadas e projetadas para atenderemas necessidades funcionais, minimizando os custos e com foco na produtividade operacional, adequando ao transporte, equipamentos de movimentação, estruturas de estocagem e a interface com o sistema de informações.
Embalagens retornáveis colapsíveis (retráteis), ocupam menor espaço quando vazias e permitem maior aproveitamento do frete de retorno e a redução de espaços de estocagem.
Para a separação de pedidos as embalagens podem aumentar a produtividade quando os produtos são vendidos e separados em quantidades nas quais as caixas não precisam ser abertas ou fracionadas.
No cadastro de padrões de fornecedores, tais como dimensões, peso e quantidades por embalagem, permitem a melhor da gestão da armazenagem e do aproveitamento da estocagem de forma dinâmica, com adequações dos tamanhos dos endereços de estocagem. Além da obtenção da volumetria total e da ocupação dos armazéns, permitindo as revisões de layout e facilitando o dimensionamento de novos armazéns.
Na grande maioria das empresas brasileiras, a atenção com as embalagens utilizadas no sistema logístico, devido a nossa cultura e prática, perdem espaço para a preocupação com os aspectos produtivos, prazos, custos, retorno sobre o investimento, etc..
Porém possuem participação significativa na qualidade e na competividade da Cadeia de Abastecimento, com impactos ao meio ambienteao serem descartadas. Portanto devem ter a mesma atenção, com a utilização de novos materiais, tecnologias e análises de tendências, com a capacidade de reutilização e/ou de reciclagem como fator competitivo.
Em referência aos fundadores do IMAM – JMB – José Maurício Banzato e Reinaldo Moura.
Artigo interessante porém bom colocar que, além das embalagens temos a etiqueta lacre importante para não só proteção mas controle de estoques. Lacres e etiquetas com código de barras e qr ajudam na organização no sistema logístico.
Obrigado pela considerações, estamos preparando outros conteúdos