Lean em Indústria Moveleira
Fundada a mais de 18 anos a Marzo Vitorino é hoje uma das maiores fabricantes de móveis corporativos do Brasil. Com equipamentos de alta tecnologia, a Marzo fabrica seus móveis sob encomenda com um prazo de apenas cinco dias úteis, o que demanda agilidade em seus processos e uma grande sintonia de seus departamentos.
Segundo o diretor da empresa Roberto Di Marzo Vitorino, a filosofia Lean é muito completa e atende a todas as áreas, além de lhe agradar o lado humano da filosofia. Ele complementa que desde o início a Marzo sempre se interessou pela filosofia e, após todos estes anos de amadurecimento, chegou a hora da implementação do Lean em toda a empresa. Portanto desde março deste ano a Marzo Vitorino, com a metodologia da IMAM Consultoria, vem implantando a filosofia Lean em seus processos.
Neste período já foram implantadas as ferramentas de 5S, Kanban, Kaizen, VSM (“value stream mapping”, mapeamento do fluxo de valor) e Célula de Manufatura. Para tanto, foram feitos vários treinamentos e os mesmos foram multiplicados para toda a organização através de multiplicadores treinados pela IMAM.
Com a realização da “semana da virada” no início de agosto, a Marzo Vitorino deu um grande salto no envolvimento dos colaboradores para a importância da organização e limpeza dos seus parques de produção, da necessidade de redução dos estoques e de sempre buscar a melhor forma de se fazer as coisas.
Já com o projeto piloto, depois dos estudos realizados através do VSM, foi criada uma célula de montagem que reduziu o tempo de montagem em 65%, com melhoria na qualidade do produto e ganho de área de 50%. O abastecimento agora é feito através de Kanban com projeção de redução dos estoques em 30% e desafogando o PPCP.
O trabalho também consiste em redesenhar a arquitetura organizacional, aprimorando os conceitos de liderança, gestão e informação. “O sistema de comunicação entre direção e o processo produtivo é de suma importância para o sucesso na implementação do Lean Manufacturing”, comenta o gerente do projeto Richard de Souza da IMAM Consultoria.
Os próximos passos serão planejar o “Roll-out” do projeto piloto para outros processos da empresa e implantar a metodologia Hoshin Kanri, que é o desdobramento das estratégias, um processo utilizado para ligar a estratégia corporativa aos objetivos chave e os recursos, incluindo as atividades diárias.