Educação Corporativa e o Valor da Diversidade
“ASSIM, COMO EM VÁRIAS OUTRAS ÁREAS DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, POLÍTICO E ECONÔMICO, O BRASIL POSSUI, NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA, NICHOS DE EXCELÊNCIA MUNDIAL QUE NOS DÁ ESPERANÇA DE UM FUTURO CADA VEZ MELHOR…”
EDUARDO BANZATO, DIRETOR DO GRUPO IMAM
“ISOLADOS”… APENAS FISICAMENTE
Por mais contraditório que possa parecer, o “isolamento” a que a população mundial foi submetida em 2020 tem propiciado uma integração e uma aceleração digital que nos aproxima e nos remete aos princípios de uma verdadeira revolução.
A Educação, incluindo a Corporativa, jamais será a mesma e a transformação
digital, que já havia se efetivado há anos em alguns polos privilegiados no Brasil, ganha milhares de novos participantes que, por força da necessidade,
percebem que podem pular etapas e ingressar em um cenário que, aparentemente, demandava muitos investimentos.
EXEMPLO DO “NOVO NORMAL”
Foi por meio de uma “LIVE” que tivemos contato com a professora Marisa Eboli, uma das principais referências da Educação Corporativa no Brasil e que
nos propiciou, por meio de um programa 100% on-line da FIA, um ambiente de aprendizado com profissionais de ricas experiências, das mais diferentes áreas, envolvidas direta e/ou indiretamente com a Educação.
Eu, o de máscara, que me encontrava na empresa durante os dias do programa, consegui compatibilizar tranquilamente o aprendizado em um ambiente de trabalho bastante dinâmico. Assim, foi absolutamente enriquecedor vivenciar a “nova” educação – estratégias, formatos.
DADOS… DADOS… DADOS…
A Sociedade da Informação, uma abordagem que surgiu no século passado, está absolutamente alinhada a essa nossa realidade, onde a informação está cada vez mais acessível e fundamental para o desenvolvimento humano.
O professor israelense Yuval Harari destacou um histórico que faz todo o sentido:
“O capital mais importante do mundo:
- No passado era a TERRA e a luta se dava para controlá-la.
- Nos 2 últimos séculos as MÁQUINAS assumiram esta posição;
- Hoje, os DADOS passaram a ser o objeto de controle…”
Ou seja, os DADOS, que nos levam às INFORMAÇÕES, que promovem o
CONHECIMENTO e que nos ajudam na TOMADA DE DECISÃO, têm se tornado, cada vez mais, os grandes protagonistas desta nova sociedade.
Apesar da sociedade mundial ter que conviver com inúmeras mazelas, a mesma tem avançado muito ao longo dos séculos em saúde, educação, segurança etc. Mas, fica evidente que o “mundo” nunca foi, não é e talvez nunca será um local absolutamente harmônico, pacífico e em equilíbrio, como os japoneses promovem por meio do ‘WA” (Paz e Harmonia).
Assim, aprenda a lidar com os dados, conquiste a sua parcela de poder na sociedade da informação, mas busque decisões que promovam o equilíbrio.
Hoje em dia, você acredita de fato que é um mérito ter US$ 200 bilhões como
patrimônio pessoal? Fica a reflexão…
DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
Há alguns anos, lá na Via Varejo, quando eu tive a oportunidade de passar alguns dias, dentro do caminhão de entrega, acompanhando de perto o trabalho dos amigos motoristas e ajudantes, bem como o esforço dos montadores nas casas de cada cliente, você naturalmente é premiado com o desejo de levar conhecimentos a muitos. Mas como fazer com que o conhecimento alcance 6.000 motoristas e ajudantes? Foi aqui que meus amigos da Via Varejo me ajudaram a compreender o desafio de democratizar o conhecimento e isso, hoje, é mais um dos principais componentes na construção das Escolas Corporativas.
O VALOR DA DIVERSIDADE
A partir do aprendizado e dos ensinamentos de nossos fundadores Reinaldo Moura e José Maurício Banzato (in-memorian), há quase 30 anos, utilizamos um termo para se referir a todas as pessoas de uma organização: do “P ao P”, ou seja, do “Porteiro ao Presidente”.
Isso quer dizer que, vendo os resultados de projetos aprendemos a identificar e
compartilhar o valor do conhecimento que todos possuem em uma organização: o verdadeiro valor da diversidade.
Ainda existem muitas organizações no Brasil que focam seus investimentos em Educação Corporativa, principalmente no desenvolvimento de um grupo seleto de profissionais, pois entende-se que são os mesmos que fazem acontecer.
Obviamente, com o passar do tempo, as organizações percebem que grupos
seletos de profissionais são efêmeros e, apesar de conseguirem resultados
fantásticos, em boa parte das vezes, podem não deixar um legado.
É muito triste ver uma organização que se refere aos seus funcionários como
profissionais “descomprometidos”, “mal preparados”, “fracos” entre outros
adjetivos.
MAPA DE COMPETÊNCIAS
Quando avaliamos a competência (CHA: conhecimento + habilitades + atitudes) e a empresa se interessa, de fato, em identificar “qualidades” e “deficiências” de seus profissionais, o “Gap Analysis” apresenta onde aquela pessoa pode aprender ou mesmo ensinar. Ou você não acredita que o “porteiro” não pode ensinar? Fica aqui a reflexão!
A INCRÍVEL DIVERSIDADE HUMANA
Além do respeito pelo conhecimento de todos, obviamente, tratar os diferentes de forma diferente é um desafio para as organizações e seus profissionais. Por exemplo, ao longo centenas de experiências com a implementação de Kaizen (Processos de Melhoria Contínua), onde a participação efetiva de TODOS da organização é de fundamental importância, podemos nos deparar com diferentes percepções que, estejam elas certas ou erradas, acabam organizando a maneira que visualizamos determinados profissionais. Nesta
realidade, conhecimentos e atitudes se combinam para construir a matriz que
classifica didaticamente alguns perfis.
Acesse o detalhamento dos perfis AQUI: Acesse o artigo Kaizen no Linkedin
CONSTRUINDO UM AMBIENTE KAIZEN
Ao longo de anos, implementando metodologias de gestão, diretamente dependentes do comprometimento das pessoas, vemos a Educação Corporativa como uma das principais responsáveis pela construção de um ambiente que promove a melhoria contínua.
EDUCAÇÃO CORPORATIVA (Definição)
A professora Marisa Eboli define:
“A Educação Corporativa é um sistema de formação de pessoas pautado por
uma gestão baseada em competências, devendo, portanto, instalar e desenvolver nos colaboradores (internos e externos) as competências individuais críticas para a viabilização das estratégias de negócio, promovendo
um processo de aprendizagem ativo e permanente, vinculado aos propósitos,
valores, objetivos e metas empresariais.”
METODOLOGIA + MÉTODOS ÁGEIS
Atualmente, o cenário ágil e dinâmico também ganhou espaço na estruturação de escolas técnicas e/ou academias corporativas. A “vida útil” dos diferentes conteúdos, principalmente quando os mesmos são priorizados com ênfase nas estratégias corporativas e KPI’s, é cada vez menor.
Assim, modelos ágeis de gestão (PDCA) de Academias Corporativas também se
adequam bem a essa realidade e trazem uma dinâmica que integra processos e profissionais em contínua evolução.
Apesar que o modelo a seguir vem sendo aprimorado gradativamente pela
IMAM nos últimos anos, existem diferentes estratégias e caminhos para
se estruturar Escolas e/ou Academias cada vez mais inclusivas. Sucesso!
QUEM SOMOS
O Grupo IMAM é uma organização fundada em 1979 por Reinaldo Moura e
José Maurício Banzato e integra atualmente 3 negócios:
- IMAM Consultoria, com experiências de mais de 1.300 projetos realizados;
- IMAM Treinamento, com mais 5.000 cursos e seminários que capacitaram mais de 300.000 profissionais;
- Instituto IMAM, com mais de 100 livros técnicos publicados e milhares
de artigos técnicos.
Atua em 5 grandes Divisões de Negócio:
- Supply Chain Management;
- Estratégias e Gestão Competitiva;
- Logística;
- Engenharia de Produção/Operações;
- Desenvolvimento Organizacional e Liderança
CONTEÚDOS EXTRAS DISPONÍVEIS NA INTERNET PARA QUEM DESEJA SE APROFUNDAR EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA
EDUCAÇÃO CORPORATIVA: CONSTRUINDO A PONTE ENTRE O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E AS ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS – COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS (2016)
Veja aqui o Site da TCE CE BR
JEANNE MEISTER ON HOW AI IS CHANGING HR, LEARNING AND EMPLOYEE EXPERIENCE
CONHEÇA A TÉCNICA QUE ESTÁ MUDANDO A EDUCAÇÃO CORPORATIVA:
O MICROLEARNING (2020)
https://vocesa.abril.com.br/vocerh/conheca-o-microlearning-naeducacao-corporativa/
SETE ESTATÍSTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA (2020)
Veja aqui o site da Telefonica Educacional
COMO IMPLEMENTAR E EVOLUIR A SUA UNIVERSIDADE CORPORATIVA (2020)
https://blog.cefis.com.br/universidadecorporativa/
EDUCAÇÃO CORPORATIVA… COMO A PANDEMIA CAUSOU A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL.
https://blog.engage.bz/educacaocorporativa/
TOP 5 TENDÊNCIAS PARA O E-LEARNING CORPORATIV0 (2020)
https://elearningindustry.com/top-5-trends-corporate-elearning-for-2020
A EDUCAÇÃO CORPORATIVA NUNCA VOLTARÁ A SALA DE AULA – FORBES (2020)
Veja aqui o site da Forbes
WHERE COMPANIES GO WRONG WITH LEARNING AND DEVELOPMENT (2019)
https://hbr.org/2019/10/wherecompanies-go-wrong-with-learningand-development
THE FUTURE OF EDUCATION AND SKILLS (2018-2030)
https://www.oecd.org/education/2030/E2030%20Position%20Paper%20(05.04.
2018).pdf
O PERFIL DAS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS NO BRASIL (2020)
https://www.oecd.org/education/2030/E2030%20Position%20Paper%20(05.04.
2018).pdf
Diversidade no mundo corporativo refere-se à presença de uma ampla variedade de características, como etnia, gênero, idade, habilidades, orientação sexual e experiências culturais, entre os colaboradores de uma empresa, buscando promover inclusão e representatividade.
A diversidade nas organizações corporativas é vista como um valor agregado que promove a inclusão de diferentes perspectivas, backgrounds e habilidades entre os colaboradores, impulsionando a inovação, a criatividade e a tomada de decisões mais abrangentes.
A diversidade na educação se refere à inclusão de diferentes origens étnicas, culturais, socioeconômicas, religiosas, de gênero e habilidades, promovendo um ambiente de aprendizagem que valoriza e respeita a pluralidade de experiências e perspectivas.
A diversidade no ambiente de trabalho se refere à presença de uma variedade de características e backgrounds entre os colaboradores, incluindo diferenças de gênero, idade, etnia, orientação sexual, habilidades e experiências, promovendo um ambiente inclusivo e enriquecedor.