Produtividade e Resultados: Por Que Sua Empresa Deve Estar Atenta a Isso?
Produtividade e resultados são conceitos que andam juntos. Uma empresa que conta com profissionais produtivos, certamente, apresenta resultados melhores, ao passo que uma queda na produtividade afeta negativamente os resultados do negócio. Essa relação precisa ser observada e aprimorada a todo momento.
Neste artigo, vamos falar sobre esses dois termos, esclarecendo a relação entre eles e os principais fatores que os influenciam e também vamos abordar a importância de acompanhar indicadores de desempenho e de manter a equipe qualificada. Aproveite o conteúdo e boa leitura!
Qual é a relação entre produtividade e resultados?
A produtividade diz respeito à capacidade de entrega dos profissionais com base nos recursos disponíveis. Quanto maior ela for, melhor é para a empresa, pois isso se traduz em redução de custos, aumento da capacidade produtiva e melhoria na qualidade dos produtos entregues aos clientes.
Sendo assim, produtividade e resultados são conceitos que têm uma relação direta e interdependente. Tudo que interfere no primeiro acaba surtindo efeito no segundo. De uma forma geral, a produtividade determina a qualidade e a intensidade dos resultados. Por isso, é fundamental manter os profissionais produtivos.
Quais fatores influenciam a produtividade dos colaboradores?
Manter a produtividade dos colaboradores em níveis satisfatórios é um desafio diário para gestores e RH. Contudo, existem fatores que são peças centrais de qualquer ação que busque melhorar os resultados da empresa, como mostraremos abaixo.
Equipamentos
Os equipamentos são os instrumentos que auxiliam os colaboradores na execução de suas tarefas. Podem ser as máquinas que eles operam, as ferramentas específicas, ou, ainda, os aparatos de proteção individual. O importante é garantir que eles estejam sempre em bom estado de conservação e prontos para uso.
Ambiente organizacional
O ambiente organizacional é um fator que afeta a disponibilidade de entrega de cada colaborador. Problemas de relacionamento entre gestores e seus liderados ou entre os próprios profissionais acabam trazendo uma carga negativa para o clima da empresa. Com isso, as pessoas passam a se sentir desmotivadas.
O papel da organização é desenvolver ações que promovam a melhoria dessa situação. O RH, em conjunto com os gestores, pode criar um programa de incentivo a uma comunicação mais eficiente, oferecer treinamentos que ajudem a eliminar problemas mais pontuais, além de prestar todo o suporte necessário no cotidiano para manter o clima sempre positivo.
Preparo técnico
O preparo técnico é essencial para o desenvolvimento das tarefas de forma correta e eficaz. Os colaboradores devem dominar suas atividades, além de manter uma atualização frequente sobre novas práticas e tecnologias.
Parte do conhecimento é adquirido em sua formação escolar e acadêmica, outra parte, em cursos profissionalizantes e afins. Contudo, a empresa pode, e deve, oferecer capacitação a seus profissionais. Esse tipo de investimento gera melhorias significativas na produtividade e, consequentemente, nos resultados do negócio.
Reconhecimento
O reconhecimento dos esforços dos colaboradores é mais do que uma forma de mantê-los satisfeitos. Quando a empresa mostra que valoriza cada pessoa, ela gera um sentimento de reciprocidade. Os profissionais doam cada vez mais de si em sua rotina, os gestores elogiam e concedem bonificações aos membros de suas equipes e esse ciclo virtuoso traz melhorias para todos os envolvidos.
Quais os benefícios de acompanhar indicadores de produtividade?
Vimos que produtividade e resultados estão fortemente relacionados e que a empresa deve observar e atuar sobre os principais fatores que influenciam esses conceitos. A definição e o acompanhamento de indicadores compõem o melhor caminho para fazer esse monitoramento, além de gerarem importantes benefícios para o negócio, como listamos abaixo.
Permite identificar os pontos a serem desenvolvidos nas equipes
Os indicadores de produtividade são capazes de mostrar pontos de deficiência nas equipes que demandem alguma providência do RH ou dos gestores. A definição do plano de treinamento é feita com mais precisão, priorizando os assuntos mais urgentes e impactantes para o negócio.
Os principais indicadores que ajudam nesse sentido são:
- tempo de execução dos processos;
- nível de qualidade dos produtos;
- volume de perdas de materiais;
- índice de refações.
Ajuda a prevenir situações que geram problemas
Os indicadores mostram o que acontece no presente e, com base nisso, permitem a previsibilidade de situações futuras. Se um determinado lote de produtos apresentou atraso na fabricação, algo fora do esperado está acontecendo, é preciso investigar. Sem a ajuda dos indicadores, muitos problemas acabam passando despercebidos e a descoberta pode acontecer tarde demais.
Aponta tendências que possam demandar alguma ação
Na mesma linha do tópico anterior, o acompanhamento dos indicadores ajuda a identificar tendências de resultados. Enquanto a identificação de pontos de atenção trata do presente e de assuntos mais imediatos, a análise de tendências permite uma visão mais ampla e de prazo mais extenso.
Ela mostra a efetividade dos processos produtivos em uma linha do tempo, na qual se percebem o crescimento ou a queda dos resultados do negócio. As decisões estratégicas tomadas com base nessa avaliação geram um planejamento mais eficiente, que proporciona a evolução da empresa no mercado.
Qual o papel da qualificação profissional nos resultados da empresa?
A qualificação profissional é um assunto que merece um destaque especial. Vivemos em uma era de mudanças muito rápidas. A cada dia, surgem novos métodos e tecnologias que tornam o trabalho mais fácil, rápido e eficaz. É preciso acompanhar de perto esse movimento para não ficar defasado em relação aos concorrentes.
A empresa deve oferecer cursos e treinamentos para seus colaboradores, para que eles realizem suas tarefas com mais qualidade e precisão. Trata-se de um tipo de investimento que traz um excelente retorno, visto que a qualificação ajuda na redução de custos e na melhoria da qualidade e do valor de mercado dos produtos.
Enfim, produtividade e resultados são conceitos que devem estar entre as principais preocupações de qualquer empresa. Cada um dos fatores citados neste artigo deve ser observado de perto, com ações que proporcionem melhorias. A consequência é um negócio mais forte e competitivo, com mais chances de crescimento e destaque no mercado.
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