Logística de Distribuição
As atividades de logística de distribuição são muito importantes no atendimento aos clientes, uma vez que os custos envolvidos são elevados. Normalmente as empresas de médio e grande porte, tratam a logística de distribuição como uma importante ferramenta na retenção dos clientes, investindo em estrutura organizacional, equipamentos e tecnologia de informação, de forma a equilibrar a relação entre a minimização dos custos e o atingimento de níveis de serviços adequados, de forma a oferecer prazo e qualidade adequados na entrega dos produtos aos clientes.
Mas e as pequenas empresas, como tratam seus processos de distribuição e entrega?
Em nossa atividade de consultoria, percebemos que as pequenas empresas priorizam seu foco em negociações comerciais ou aspectos técnicos dos produtos e serviços, não dedicando a atenção necessária aos aspectos logísticos de uma forma geral.
É comum encontrarmos nas pequenas empresas, problemas na organização física dos processos, como inadequações no layout, excesso de estoques, armazéns mal dimensionados, e também, sistemas de transporte e distribuição ineficientes, resultando em baixo nível de serviço, altos índices de reclamações e perda de clientes.
Muitas destas empresas justificam que, por serem pequenas, não tem como investir em logística de distribuição. Outras empresas, consideram que as atividades de logística são secundárias, achando que qualquer área pode ser um armazém, que o almoxarifado é um local para qualquer coisa que não serve na empresa, e que para entregar produtos aos clientes, basta comprar um veículo ou contratar uma transportadora e deixar tudo na mão dela.
Se sua empresa pensa assim, cuidado! Você pode estar jogando dinheiro pela janela, tanto em perdas nos processos gastando mais do que precisa, como em perda de clientes, já que baixos níveis de serviços, como atrasos e entrega de produtos trocados ou avariados, podem resultar na perda do cliente.
A logística de distribuição é responsável por gerenciar o transporte e armazenagem de produtos, garantindo sua entrega eficiente aos clientes.
As cinco etapas principais da logística de distribuição são: recebimento e conferência de mercadorias, armazenagem, picking e separação de pedidos, embalagem e expedição.
Os tipos de distribuição logística incluem distribuição direta, indireta e híbrida, variando de acordo com o número de intermediários envolvidos no processo de entrega de produtos aos clientes.
O sistema de distribuição funciona coordenando o transporte, armazenamento e entrega de produtos, desde o fabricante até o consumidor final, garantindo eficiência na cadeia de suprimentos e satisfação do cliente.