Supply Chain Management: Conceito e Benefícios Para a Sua Empresa
Entenda a relevância da Supply Chain Management para melhorar os processos e aumentar a produtividade.
Conhecida como Supply Chain Management, a gestão da cadeia de suprimentos interliga todas as atividades entre fornecedores e clientes até o consumidor final, promovendo um fluxo contínuo.
Para que tudo ocorra bem, porém, o trabalho exige conhecimento, técnica, experiência e melhoria contínua. Isso porque envolve o gerenciamento de diversas atividades interligadas, desde o planejamento da aquisição da matéria-prima, passando pelo processamento, até a venda e entrega e reciclagem do produto ou serviço.
Nesse percurso, o processo passa por outras áreas, tais como: gestão financeira, suprimento, produção, Tecnologia da Informação (TI), comunicação, transporte e vendas, atuando de forma estratégica com todos os atores envolvidos com o processo.
Por isso, é possível dizer que a Supply Chain Management é o “motor” de uma empresa. Quando as engrenagens estão funcionamento corretamente, os benefícios são exponenciais. Entretanto, mesmo pequenas falhas nessa “máquina” podem causar grandes estragos para uma companhia.
Com tanta relevância, torna-se fundamental conhecer os detalhes sobre a gestão da cadeia de suprimentos, aprendendo a melhor forma de colocar em prática na sua empresa.
Supply Chain Management na prática
Como já mencionamos, a Supply Chain Management está interligada com praticamente todos os setores de uma empresa e, por isso, possui um grau elevado de complexidade. Colocar essa “máquina” para funcionar com perfeição, portanto, exige conhecimento especializado, assim como muita experiência.
Muitas vezes, nem mesmo a equipe interna das empresas tem a experiência necessária para implementar as mudanças necessárias. Entre as “dores” apresentadas, estão desde a gestão de um armazém, passando por avaliação da malha logística e a implementação de modelos de gestão competitiva.
Com isso, o primeiro ensinamento sobre o assunto é: conte com o suporte de profissionais especializados para evitar desperdício de tempo e dinheiro.
Antes de colocar em prática qualquer ação, é fundamental fazer um diagnóstico preciso, identificando pontos fortes e fracos. Com essas informações à disposição, é possível preparar um estudo de viabilidade apresentando também prioridades de propostas de melhorias.
Isso permitirá fazer um planejamento detalhado da alternativa aprovada e, consequentemente, implementar o projeto, com o treinamento de pessoas e processos operacionais.
Conceitos e particulares
Por conta da sua relevância, a Supply Chain Management segue em constante aprimoramento. Diretor da IMAM Consultoria, Eduardo Banzato explica que diversos conceitos e métodos de gestão da cadeia logística foram desenvolvidos nos contextos de produção ou de distribuição em grande escala.
“Hoje, as demandas de serviços tomam uma proporção crescente. As cadeias de suprimentos apresentam características bem particulares, e a tecnologia apoia o desenvolvimento de outras estratégias, diferentes daquelas adotadas no passado”, destaca.
Principais ferramentas
Quando o assunto é Supply Chain Management, diversas técnicas e conceitos são utilizadas para que a atividade apresente os resultados desejados. Esse, aliás, é mais um motivo para contar com o suporte de profissionais especializados na tarefa.
Entre as principais ferramentas do mercado, o Diretor da IMAM Consultoria destaca:
• S&OP – Sales and Operations Planning;
• Planejamento da Demanda;
• Malha Logística (com os Aspectos Tributários);
• Localização de Fábicas e Centros de Distribuição;
• Planejamento de Operações;
• Gestão Estratégica de Suprimentos e Estoques;
• Software Aplicados à toda a Cadeia de Abastecimento;
• Embalagem: do consumo, distribuição, transporte e exportação.
Trabalho customizado
Para a implementação correta de uma Supply Chain Management, as particularidades de cada empresa precisam ser respeitadas. Dessa forma, o profissional precisa de experiência e conhecimento para conseguir identificar com precisão a melhor solução.
A IMAM Consultoria, por exemplo, oferece suas soluções de diversas maneiras, sempre customizadas às necessidades de seus clientes. Entre as ações, estão:
Projetos: trabalho desenvolvido em equipe, com objetivo, escopo e custos previamente acordados com o cliente. O serviço abrange desde a concepção até o detalhamento, com desenhos, especificação de equipamentos e procedimentos operacionais com um nível de detalhes que possibilita a execução do projeto civil, a implementação e a operação.
Assessoria: desenvolvida por um consultor especializado no assunto, a atividade tem por objetivo apoiar o cliente no desenvolvimento de uma solução de um problema específico, sem envolver equipe dedicada. É também o serviço oferecido na implementação de conceitos e de metodologias em cursos de aperfeiçoamento.
Implementação: consiste em colocar em prática um projeto seguindo um plano aprovado, com a aplicação das técnicas de gerenciamento de projetos. Para isso, são utilizadas as boas práticas de gestão destacadas no PMBOK-PMI.
Treinamento Aplicado: a atividade consiste na capacitação dos colaboradores (gestores a operacionais) nos novos conceitos e procedimentos especificados no projeto. No treinamento, é aplicado o conteúdo que faz parte da programação de cursos da IMAM Consultoria ou ainda programas de capacitação Tailor Made e Corporativos adaptados à realidade de cada negócio.
Trabalho especializado
Como é possível perceber, é fundamental contar com uma equipe especializada para a implementação das mudanças necessárias. No caso da Supply Chain Management, isso facilitará a conquista dos resultados desejados, no menor tempo e com custos reduzidos.
Com experiência acumulada desde 1979 e com mais de 1.500 projetos realizados, a IMAM Consultoria possui as competências necessárias para ajudar empresas dos mais diversos setores na melhoria de processos e aumento de produtividade.
Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse o site da IMAM Consultoria.
Acesse nosso treinamento e aprenda estratégias e táticas que integram a gestão da demanda com a gestão de estoques, armazenagem e transportes
Supply Chain Management (SCM) é o gerenciamento integrado de todas as atividades envolvidas na criação e distribuição de um produto, desde o fornecedor até o consumidor final, visando maximizar a eficiência e minimizar os custos ao longo de toda a cadeia de suprimentos.
Supply Chain Management é a gestão integrada de todas as atividades envolvidas na produção, distribuição e entrega de produtos, visando otimizar a eficiência e reduzir custos ao longo da cadeia de suprimentos.
Logística se concentra na gestão de atividades específicas, como transporte e armazenamento, enquanto Supply Chain Management abrange a integração e coordenação de todas as atividades relacionadas à produção, distribuição e entrega, além de incluir parceiros e fornecedores em uma abordagem mais ampla.
Supply chain é uma rede de organizações interconectadas envolvidas na produção, distribuição e entrega de produtos, desde os fornecedores de matéria-prima até os consumidores finais, visando atender às demandas de mercado de forma eficiente e integrada.