Princípios de Liderança da Amazon: O Segredo do Sucesso de Jeff Bezos
A liderança desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer organização, e na gestão da cadeia de suprimentos não é diferente. Empresas que deixam claro o que esperam de seus líderes estão à frente na busca pela excelência e os Princípios de Liderança da Amazon são essenciais para a gestão em diversos setores.
A Origem dos Princípios de Liderança da Amazon
Os Princípios de Liderança da Amazon não surgiram apenas após o sucesso da empresa. Muitos deles já estavam presentes desde o início, na famosa garagem de Jeff Bezos.
A lista original com 14 princípios de liderança da Amazon foi publicada em 2015, e no ano passado, foram incluídos os dois últimos princípios, totalizando 16., mostrando que os Princípios de Liderança são consolidados ao longo da jornada da empresa.
A Filosofia de Jeff Bezos
Jeff Bezos, conhecido por sua autocrítica, enfatiza que os princípios não são sobre estar certo ou errado, mas sim sobre valores fundamentais. Seja discutindo ideias ou decidindo a melhor abordagem para solucionar problemas, os princípios de liderança da Amazon estão sempre presentes.
Os 16 Princípios de Liderança da Amazon
1. Obsessão pelo Cliente
Líderes começam com o cliente e trabalham de trás para frente, vigorosamente, para conquistar e manter sua confiança. Embora os líderes prestem atenção aos concorrentes, que sejam obcecados pelos clientes.
2. Mentalidade de Dono
Líderes agem como donos do negócio. Pensam longe e não sacrificam valores de longo prazo por resultados de curto prazo. Agem em nome de toda a empresa, além de sua própria equipe. Espera-se que nunca digam “esse não é meu trabalho”.
3. Inventar e Simplificar
Líderes esperam e exigem invenções/ inovações de suas equipes e sempre encontram maneiras de simplificar. Estão sempre ligados ao mundo externo, buscam novas ideias em todos os lugares e não são limitados pelo “não foi inventado aqui”. À medida que fazem coisas novas, líderes devem aceitar que podem ser mal compreendidos por longos períodos de tempo.
4. Estar Certo, Muito!
Líderes estão geralmente muito certos. Possuem forte capacidade de julgamento (bom senso) e instintos aguçados. Buscam diferentes perspectivas e, se preciso, estão dispostos abrir mão de suas próprias crenças.
5. Aprender e Ser Curioso
Líderes nunca deixam de aprender e sempre procuram se aprimorar. São sempre curiosos sobre novas possibilidades e agem para explorá-las.
6. Contratar e Desenvolver os Melhores
Líderes elevam o nível de desempenho na empresa a cada contratação e/ou promoção. Reconhecem talentos excepcionais e os encorajam a evoluir por toda organização. Líderes desenvolvem líderes e levam a sério seu papel de “coach”. Trabalham pelos times para criar mecanismos de desenvolvimento, como o Programa “Escolha de Carreira”.
7. Insistir nos Mais Elevados Padrões
Líderes têm padrões implacavelmente elevados – muitos podem pensar que esses padrões são excessivamente altos, mas líderes estão continuamente elevando o nível e conduzindo seus times para entregar produtos, serviços e processos de alta qualidade. Garantem que os defeitos não sejam enviados para “baixo do tapete” e que os problemas sejam efetivamente corrigidos e assim permaneçam.
8. Pensar Grande
Pensar pequeno é uma profecia autorrealizável. Líderes criam e comunicam uma direção ousada, que inspira resultados. Pensam de forma diferente e procuram maneiras de servir os clientes.
9. Ter Iniciativa
A velocidade importa muito nos negócios. Muitas decisões e ações são reversíveis e não precisam de análises profundas. Líderes devem valorizar a tomada de decisão com riscos calculados.
10. Frugalidade
Faça mais com menos. Limitações estimulam a engenhosidade, a autossuficiência e a inventividade. Líderes entendem que não se ganham pontos extras por ampliar o número de empregados, o orçamento ou as despesas fixas (obviamente, sem a contrapartida do crescimento).
11. Ganhar Confiança
Líderes ouvem com atenção, falam com sinceridade e tratam os outros com respeito. São autocríticos, mesmo quando isso é incômodo ou constrangedor. Não acreditam que o odor corporal deles ou de sua equipe cheira “perfume”. Comparam a si mesmos e suas equipes com os melhores.
12. Mergulhar Fundo
Líderes atuam em todos os níveis, estão atentos aos detalhes, auditam com frequência e são céticos quando números não batem com suas percepções. Nenhuma tarefa é pequena demais para eles.
13. Ser Firme, Discordar e se Comprometer
Líderes são obrigados a desafiar respeitosamente as decisões das quais discordam, mesmo quando isso é desconfortável ou cansativo, pois precisam ter convicções e serem obstinados.
Não se comprometem apenas em nome da coesão social. Mas, uma vez que a decisão é tomada, se comprometem totalmente.
14. Entregar Resultados
Líderes se concentram nos principais focos de seus negócios (resultados) e trabalham para os entregar com a qualidade e em tempo hábil. Apesar de contratempos, eles seguem em frente e nunca se acomodam.
15. Ser o Melhor Empregador do Mundo
Líderes se esforçam todos os dias para criar um ambiente de trabalho mais seguro, mais produtivo, com melhor desempenho, mais diverso e mais justo. Lideram com empatia, se divertem no trabalho e facilitam a vida dos outros.
Sempre se perguntam: “Meus colegas de trabalho estão crescendo? Se sentem empoderados? Prontos para dar os próximos passos em suas carreiras?”
Líderes têm visão e compromisso com o sucesso pessoal de cada integrante de seus times, seja na Amazon ou em qualquer outra empresa.
16. Sucesso e Crescimento trazem Maior Responsabilidade
“Começamos em uma garagem, mas não estamos mais lá. Somos grandes, impactamos o mundo e estamos longe da perfeição. Devemos ser humildes e cuidadosos até mesmo sobre os efeitos secundários de nossas ações.
Nossas comunidades locais, o planeta e as gerações futuras precisam que sejamos melhores a cada dia. Devemos começar nossa rotina diária com a determinação de darmos o máximo e sermos cada vez melhor para nossos clientes, colaboradores, parceiros e para o mundo em geral.
Devemos terminar cada dia sabendo que podemos fazer ainda mais amanhã, pois líderes criam mais do que consomem e sempre deixam as coisas melhores do que as encontraram.”
Fonte: Amazon Jobs
Conclusão
Os Princípios de Liderança da Amazon são fundamentais para o sucesso contínuo da empresa. Eles guiam líderes a criar mais do que consomem e a deixar as coisas melhores do que as encontraram.
Para mais conteúdos sobre as melhores práticas, siga o perfil de Eduardo Banzato, Diretor do Grupo IMAM, clicando aqui.
Conheça nossos cursos e continue aprendendo com a IMAM:
- Curso de WMS – Sistemas de Gerenciamento de Armazéns;
- Curso de Previsão de Vendas;
- Curso de Prevenção de Riscos Ergonômicos e Acidentes em CD.
Eduardo BANZATO – Diretor do Grupo IMAM