Saiba Quais São as Vantagens e Desvantagens dos Pick Up Points
Custos logísticos consistem em um dos maiores desafios das empresas brasileiras. Os gestores do ramo devem estudar alternativas para alcançar o sucesso no negócio, e uma delas é a utilização de pick up points. Essa opção é mais vantajosa para e-commerces (comércios eletrônicos), já que, geralmente, esses consistem em negócios pequenos com orçamento enxuto.
Quer saber o que exatamente são os pick up points? Leia este artigo para entender o que são esses pontos, como eles funcionam no campo prático e quais são as vantagens e desvantagens para as organizações. Boa leitura!
O que exatamente são pick up points e como eles funcionam?
Pick up point é um termo em inglês que significa “pontos de coleta” e tem um conceito similar ao “clique e retire” (opção de retirar encomendas em agências dos Correios), entretanto, nesse caso, a retirada das mercadorias é feita em uma rede de parceiros, cujas unidades estão estrategicamente espalhadas pelas cidades.
Esse serviço também representa a ideia de omnichannel (uso de diferentes canais de distribuição e comunicação), pelo fato de integrar os ambientes físicos e online, interligando os sistemas e estoques entre o comércio online e o parceiro.
Na prática, são estabelecimentos comerciais conveniados, nos quais o consumidor realiza a retirada da mercadoria adquirida no e-commerce, marcando o dia e o horário de sua preferência.
Com essa opção, a loja virtual não precisa, obrigatoriamente, ter um estabelecimento próprio para realizar suas vendas. Já para os pontos parceiros, é uma oportunidade de aumentar suas vendas e expandir suas oportunidades.
Quais são as vantagens de utilizar pick up points?
Os benefícios nos processos do negócio e na sua saúde financeira são muitos, veja os desdobramentos abaixo.
Reduz os custos com transporte
A redução de custos é obtida de diferentes formas e não prejudica a produtividade ou a eficiência da organização. A economia é obtida nos seguintes aspectos:
- gasto com combustível: é possível retirar mercadorias em vários pontos, assim, existe a possibilidade de retirar os bens nas unidades mais próximas;
- custos variáveis: como os veículos percorrerão trajetos menores, são reduzidos os gastos dos pneus e das peças, bem como é reduzido o uso de lubrificantes;
- despesas imprevistas: também é minimizada a probabilidade de ocorrência de acidentes de trânsito, roubos, etc.
Agiliza os processos logísticos
Outra vantagem consiste na otimização dos processos logísticos do negócio, já que o cliente terá vários postos parceiros e pode escolher o mais próximo e vantajoso. Isso traz outros benefícios e possibilidades à empresa, como:
- permite maior volume de coleta: com viagens mais curtas, é mais fácil coletar uma quantidade maior de bens;
- diminui a taxa de insucesso na entrega: as empresas parceiras são especializadas e têm experiência no ramo, com sistemas de agendamento e roteirização, diminuindo a probabilidade de ocorrência de problemas;
- facilita a realização da logística reversa: é possível ao cliente devolver a um dos pick up points de seu parceiro.
Quais são os pontos de atenção:
Estão ligados à necessidade em ter maior controle do negócio. Entenda melhor nos tópicos abaixo.
Exige um controle rigoroso
É preciso sincronizar os sistemas de gestão do estoque físico (do parceiro) com o digital (do comércio online) para garantir a disponibilidade das mercadorias. Isso evita que o consumidor faça a compra online de um objeto que não esteja disponível nos pick up points.
Necessita de um controle fiscal atualizado
Também será preciso justificar os processos de entrada e saída, garantir as informações e fazer uma boa gestão de estoque para evitar problemas fiscais, considerando que a legislação brasileira é uma das mais complexas do mundo e pode criar barreiras para este avanço de gestão.
Existem diversas empresas especializadas em auxiliar a implementação desse sistema logístico em e-commerce. O ideal é que você escolha a parceira cujos pick up points sejam mais adequados para atender às necessidades do seu negócio e do público-alvo.
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