Ir para o conteúdo
  • ESTRATÉGIAS E OPERAÇÕES
  • Desenvolvimento Organizacional
  • SUPPLY CHAIN E LOGÍSTICA
  • Fale Conosco
  • Sites
    • IMAM Consultoria
    • Quem somos
    • HOME IMAM
  • Nossos treinamentos
logo-imam
Supply Chain e Logística

Saiba Quais São as Vantagens e Desvantagens dos Pick Up Points

Por IMAM em 9 de novembro de 2022
saibaquaissaoasvantagensedesvantagensdospickuppoints
4 minutos para ler
Conheça nossos cursos | IMAM

Custos logísticos consistem em um dos maiores desafios das empresas brasileiras. Os gestores do ramo devem estudar alternativas para alcançar o sucesso no negócio, e uma delas é a utilização de pick up points. Essa opção é mais vantajosa para e-commerces (comércios eletrônicos), já que, geralmente, esses consistem em negócios pequenos com orçamento enxuto.

Quer saber o que exatamente são os pick up points? Leia este artigo para entender o que são esses pontos, como eles funcionam no campo prático e quais são as vantagens e desvantagens para as organizações. Boa leitura!

O que exatamente são pick up points e como eles funcionam?

Pick up point é um termo em inglês que significa “pontos de coleta” e tem um conceito similar ao “clique e retire” (opção de retirar encomendas em agências dos Correios), entretanto, nesse caso, a retirada das mercadorias é feita em uma rede de parceiros, cujas unidades estão estrategicamente espalhadas pelas cidades.

Esse serviço também representa a ideia de omnichannel (uso de diferentes canais de distribuição e comunicação), pelo fato de integrar os ambientes físicos e online, interligando os sistemas e estoques entre o comércio online e o parceiro.

Na prática, são estabelecimentos comerciais conveniados, nos quais o consumidor realiza a retirada da mercadoria adquirida no e-commerce, marcando o dia e o horário de sua preferência.

Com essa opção, a loja virtual não precisa, obrigatoriamente, ter um estabelecimento próprio para realizar suas vendas. Já para os pontos parceiros, é uma oportunidade de aumentar suas vendas e expandir suas oportunidades.

Quais são as vantagens de utilizar pick up points?

Os benefícios nos processos do negócio e na sua saúde financeira são muitos, veja os desdobramentos abaixo.

Reduz os custos com transporte

A redução de custos é obtida de diferentes formas e não prejudica a produtividade ou a eficiência da organização. A economia é obtida nos seguintes aspectos:

  • gasto com combustível: é possível retirar mercadorias em vários pontos, assim, existe a possibilidade de retirar os bens nas unidades mais próximas;
  • custos variáveis: como os veículos percorrerão trajetos menores, são reduzidos os gastos dos pneus e das peças, bem como é reduzido o uso de lubrificantes;
  • despesas imprevistas: também é minimizada a probabilidade de ocorrência de acidentes de trânsito, roubos, etc.

Agiliza os processos logísticos

Outra vantagem consiste na otimização dos processos logísticos do negócio, já que o cliente terá vários postos parceiros e pode escolher o mais próximo e vantajoso. Isso traz outros benefícios e possibilidades à empresa, como:

  • permite maior volume de coleta: com viagens mais curtas, é mais fácil coletar uma quantidade maior de bens;
  • diminui a taxa de insucesso na entrega: as empresas parceiras são especializadas e têm experiência no ramo, com sistemas de agendamento e roteirização, diminuindo a probabilidade de ocorrência de problemas;
  • facilita a realização da logística reversa: é possível ao cliente devolver a um dos pick up points de seu parceiro.

Quais são os pontos de atenção:

Estão ligados à necessidade em ter maior controle do negócio. Entenda melhor nos tópicos abaixo.

Exige um controle rigoroso

É preciso sincronizar os sistemas de gestão do estoque físico (do parceiro) com o digital (do comércio online) para garantir a disponibilidade das mercadorias. Isso evita que o consumidor faça a compra online de um objeto que não esteja disponível nos pick up points.

Necessita de um controle fiscal atualizado

Também será preciso justificar os processos de entrada e saída, garantir as informações e fazer uma boa gestão de estoque para evitar problemas fiscais, considerando que a legislação brasileira é uma das mais complexas do mundo e pode criar barreiras para este avanço de gestão.

Existem diversas empresas especializadas em auxiliar a implementação desse sistema logístico em e-commerce. O ideal é que você escolha a parceira cujos pick up points sejam mais adequados para atender às necessidades do seu negócio e do público-alvo.

Quer se manter atualizado quanto às nossas futuras publicações? Então, confira e curta nossa página no Facebook!

Post Views: 112
Você também pode gostar
Intralogística e Automação

Intralogística e Automação

Por Eduardo Banzato em 8 de maio de 2025
middle mile

Middle Mile: Conheça A Estratégia da Logística Moderna

Por pareto plus em 30 de abril de 2025
A Importância da Gestão de Custos na Excelência Operacional

A Importância da Gestão de Custos na Excelência Operacional

Por Sidney Rago em 30 de abril de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

-

E-book Grátis

Check Sua Intralogística
Entendendo a Logistica
e-book guia para treinar e desenvolver equipes logísticas


ctas_300x300_azul_foto-9

Posts populares

  • almoxarifado
    Almoxarifado: O Que é, Conceito, Função e Organização.
  • recebimento-de-mercadoria
    Recebimento de Mercadorias: Conheça As Etapas E Muito Mais
  • upstream
    Upstream: saiba tudo o que precisa!

Sobre o blog

O IMAM leva você mais longe!
Acompanhe aqui as principais tendências da área de capacitação profissional, logística e supply chain.

Categorias

  • Desenvolvimento Organizacional
  • Embalagem
  • Engenharia de Produção e Operações
  • Estratégias e operações
  • Estratégias e Performance (Lean, Toc, 6 Sigma)
  • Série Armazenagem
  • Supply Chain e Logística

Entre em contato

  • Rua Machado Bitencourt, 190 Conj 606/607 Metrô Sta. Cruz, Vila Mariana, 04044-000, São Paulo/SP

  • (11) 5575-1400

  • imam@imam.com.br

  •  (11) 97550-8384
Site criado por Rock Content.