Ir para o conteúdo
  • ESTRATÉGIAS E OPERAÇÕES
  • Desenvolvimento Organizacional
  • SUPPLY CHAIN E LOGÍSTICA
  • Fale Conosco
  • Site
  • Nossos treinamentos
Blog | IMAM
Supply Chain e Logística

Transformação Digital na Supply Chain

Por Eduardo Banzato em 16 de janeiro de 2020
3 minutos para ler
Conheça nossos cursos | IMAMPowered by Rock Convert

Mitos invadem o universo da Supply Chain 4.0 e assustam muitas empresas e profissionais que se veem em um mundo complexo, caro, duvidoso e entendem que soluções de automação e tecnologia é para o futuro. Enquanto isso, poucas empresas avançam em uma realidade 4.0 que, com todo o respeito, podem ser implementadas até na padaria do seu Manoel e na quitanda da senhora Tanaka.

Neste artigo, compartilhamos com os nossos clientes e leitores de nossos conteúdos uma matéria da Harvard Business Review, dos autores Nathan Furr e Andrew Shipilov (professores do INSEAD), que desenvolveram uma pesquisa com 60 líderes sêniors, participantes dos seus cursos e que reflete a realidade da transformação digital ( https://hbrbr.uol.com.br/a-transformacao-digital-nao-precisa-ser-disruptiva/ ).

Apesar da pesquisa não estar direcionada exclusivamente ao universo da Supply Chain, como nós do IMAM temos desenvolvido projetos que envolvem a transformação digital na cadeia de suprimentos, destacamos aqui alguns tópicos que retratam exatamente a mesma realidade encontrada por nós:

1. O digital não requer uma ruptura radical da proposta de valor (DISRUPÇÃO), mas ferramentas digitais podem melhorar o atendimento das necessidades já conhecidas dos clientes. Passar ou não por uma disrupção vai depender do trabalho que você desenvolve para o seu cliente;

2. A tecnologia digital não está mais no domínio isolado da TI e é atualmente aplicada em todas as partes da cadeia de valor das empresas;

3. O digital, obviamente, não substituirá o físico completamente e a realidade é que ambos devem coexistir;

4. A transformação digital também não requer compras de startups, mas empresas inteligentes têm construído um relacionamento híbrido com as startups, forte o suficiente para aprender e encontrar sinergias, mas fraco para evitar a destruição da cultura de startup;

5. O digital não tem só a ver com tecnologia… o foco principal deve ser no cliente, seja por meio de operações mais eficazes, pela personalização em massa ou ainda em novos produtos e serviços;

6. A transformação digital não requer uma alteração drástica dos sistemas legados, mas atualmente requer a construção de “pontes” (interfaces de middleware) a fim de agilizar o processo e reduzir riscos;

Conclusão

Para Nathan Furr e Andrew Shipilov, a chave do sucesso tem sido o foco nas necessidades do cliente, flexibilidade organizacional, respeito à mudança incremental e consciência de que novas habilidades e tecnologias devem ser não apenas adquiridas, mas também protegidas – algo que as melhores empresas tradicionais sempre fizeram bem.

Alguns cases no Brasil que caracterizam a evolução da transformação digital nas cadeias de suprimentos (Supply Chain 4.0) estarão presentes no 15º Seminário LOGISMAT, que acontece entre 15 e 17 de Outubro, em paralelo a FENATRAN e MOVIMAT e mostrarão a transformação digital e os desafios que empresas como Embraer, Natura, Metalsa, Avon, iFood, TruckPad, entre outras que estão investindo no Brasil.

Os participantes do Seminário poderão também visitar empresas referências…

Saiba mais:
https://www.imam.com.br/Seminarios/sem_logismat.html

Você também pode gostar

O custo da falta de acuracidade no armazém

Por IMAM em 21 de agosto de 2020

Projeto do recebimento

Por IMAM em 21 de agosto de 2020

Tecnologia no armazém – ferramentas ou brinquedos?

Por IMAM em 21 de agosto de 2020

Deixe uma resposta Cancelar resposta

-

Ebook Grátis


Posts populares

  • 8 MÉTODOS PARA MELHORAR A PRECISÃO DA PREVISÃO
  • O Que é Logística 4.0?
  • Gestão de projetos Agile: Scrum? Kanban? Kaizen? PMBOK?

Sobre o blog

O IMAM leva você mais longe!
Acompanhe aqui as principais tendências da área de capacitação profissional, logística e supply chain.

Categorias

  • Desenvolvimento Organizacional
  • Engenharia de Produção e Operações
  • Estratégias e operações
  • Estratégias e Performance (Lean, Toc, 6 Sigma)
  • Seminários
  • Série Armazenagem
  • Supply Chain e Logística

Entre em contato

  • Rua Machado Bitencourt, 190 Conj 606/607 Metrô Sta. Cruz, Vila Mariana, 04044-000, São Paulo/SP

  • (11) 5575-1400

  • imam@imam.com.br

Site criado por Rock Content.